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Título: Desing thinking no desenvolvimento de habilidade e competências em gestão ambiental
Autor(es): RODRIGUES, Alexandre
UCHÔA, Maria Joice
Orientador(es): ASSIS, Camila Molena de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Resíduos orgânicos;Gestão ambiental
Data do documento: 7-Dez-2022
Editor: 114
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, ALEXANDRE; UCHÔA, Joice Maria. Desing thinking no desenvolvimento de habilidade e competências em gestão ambiental. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2022.
Resumo: Trabalhar o protagonismo do estudante em sala de aula exige estratégias inovadoras para engajar o aluno fazendo com que encontre um propósito no aprendizado e consiga relacionar a teoria com a prática. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia utilizada para desenvolver habilidades e competências nos estudantes através de solução de problemas reais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o uso do Design Thinking para desenvolvimento de habilidades e competências do Gestor Ambiental, solucionando um problema real que é o tratamento de resíduos orgânicos gerados em residências. Para o desenvolvimento do trabalho as etapas do Design Thinking como: Imersão, Análise e síntese, Ideação, Prototipagem e Teste foram seguidas e utilizadas como forma de avaliação. Os resultados apresentados demonstraram a evolução dos protótipos desenvolvidos para solucionar o problema de compostagem de resíduos orgânicos. Apresentou-se quatro protótipos para uma composteira com agitação mecânica, com objetivo de acelerar o processo de compostagem e favorecer a aeração do composto. De acordo com os testes, a solução do problema foi na evolução das hastes de agitação da composteira. Precisou-se desenvolver do pensamento crítico voltado à resolução de situações-problema, para averiguar a proposta ideal, além da atuação de forma colaborativa em equipe. O levantamento bibliográfico permitiu o desenvolvimento da argumentação baseando-se em fatos, dados e informações confiáveis além de habilidades socioemocionais. Os resultados apresentados permitiram concluir que o uso do Design Thinking e ABP desenvolvem habilidade e competências em todas as áreas educacionais. No presente trabalho, utilizou-se com gestores ambientais, desenvolvendo competências e habilidades que são exigidas no mercado de trabalho
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11307
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