Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11265
Título: | Os desafios do processo de comunicação em tempos de pandemia: um estudo de caso do 6° semestre de gestão empresarial da Fatec Jales |
Título(s) alternativo(s): | The challenges of the communication process in times of pandemics: a case study of the 6th semester of gestão empresarial by Fatec Jales |
Autor(es): | FURLAN, Erika Antonia SILVA, Simone Diogo da |
Orientador(es): | BIO, Márcia Andréa de Melo |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Comunicação;Pandemias |
Data do documento: | 4-Dez-2021 |
Editor: | 171 |
Referência Bibliográfica: | FURLAN, E. A.; SILVA, S. D.; BIO, M. A. M. Os desafios do processo de comunicação em tempos de pandemia: um estudo de caso do 6° semestre de gestão empresarial da Fatec Jales. 2021. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2021. Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP. |
Resumo: | A partir do início do ano de 2020, após a constatação de um período pandêmico e como consequência de todo seu impacto, o isolamento social se fez necessário fazendo com que a comunicação interpessoal passasse por desafios e adaptações entre elas mudando até mesmo a forma presencial de comunicação entre professores e alunos para o formato do ensino remoto. O presente estudo tem como objetivo relatar os desafios do processo de comunicação vividos entre o corpo docente e discente do 6° Semestre de Gestão Empresarial da Fatec Jales, durante a disseminação da doença causada pelo novo vírus SARS-Cov-2 (Covid 19). O trabalho teve como fonte de pesquisa um universo total, onde foram entrevistados 07 alunos e 05 professores da classe do 6° Semestre do curso de Gestão Empresarial, através de uma pesquisa de campo específica sobre os desafios do processo de comunicação do ensino remoto, onde foi elaborado um questionário para cada um deles. Conclui-se através desse estudo, que durante o processo de comunicação no ensino remoto entre professor e aluno em meio a uma pandemia, as adaptações se fazem necessárias diante de uma crise sanitária inesperada, impactando o mundo inteiro, principalmente as relações educacionais. From the beginning of 2020, after the finding of a pandemic period and as a result of all its impact, social isolation was necessary, causing interpersonal communication to undergo challenges and adaptations between them, even changing the face-to-face form of communication between teachers and students for the remote teaching format. This paper aims to report the challenges of the communication process experienced between the professors and students of the 6th Semester of Business Management course at Fatec Jales, during the spread of the disease caused by the new virus SARS-Cov-2 (Covid 19). The paper had as a research source a total universe, where 07 students and 05 teachers from the 6th Semester class of the Business Management course were interviewed, through a specific field research on the challenges of the communication process of remote learning, where a questionnaire was created for each of them. It is concluded through this study that during the process of communication in remote education between professors and students in the midst of a pandemic, adaptations are necessary in the face of an unexpected health crisis, impacting the entire world, especially educational relationships. |
Descrição: | Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11265 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gestao_empresarial_2021_2_erika_antonia_furlan_os_desafios_do_processo_de_comunicacao_em_tempos_de_pandemia.pdf | 206.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.