Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1116
Título: Processo de fios de rayon
Título(s) alternativo(s): Rayon yarn process
Autor(es): ZAIA, Solange Alves
Orientador(es): TRALLI, Valdecir José
Outro(s) contribuidor(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
BRUNELLI JUNIOR, Ivo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Fiação
Data do documento: 4-Dez-2014
Editor: 004
Referência Bibliográfica: ZAIA, Solange Alves. Processo de fios de rayon, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Resumo: Este trabalho tem finalidade de apresentar, a primeira fibra têxtil que ficou conhecida como o pai da viscose (rayon), sua produção comercial foi nos Estados Unidos e m 1910 dissolvidos em uma solução alcalina. Com está fibra foi desenvolvido o tecido pano de copa com detalhe em viscose (rayon) que exige um processo diferenciado devido a sua delicadeza da fibra, podendo desfiar ao tecer, no tingimento com corante direto e tingimento e por esgotamento, onde o corante se desloca do banho para fibra, tendo que ser em uma temperatura de 130ºC e com pressão acima de 3,0 kg. Serão mostrados os cuidados a ser tomada neste processo, para a boa qualidade e uniformidade do fio no andamento na tecelagem e acabamento, sendo última consideração a mais importante, para que se tenha um produto final de ótima qualidade garantindo assim a satisfação do consumidor final. Neste sentido, a fibra a abordar será a viscose (rayon). De modo a compreender a sua evolução no mercado. A produção desta fibra hoje é escassa. Também se encontra ao longo do trabalho, o desempenho da fibra de viscose (rayon). A fibra de viscose (rayon) em detalhes, no tecido de algodão, sendo uma fibra sintética, delicada e muito complicada para trabalhar na produção, por ter baixo RPM dos teares, se for ao urdimento podendo deslizar sobre a faca. Uma precisa de umidade outro nem tanto, a fibra de viscose (rayon) foi deixada para trás no mercado têxtil. Mas com seu jeito delicado ao tecer forma um desenho que lembra a sianinha, realça muito o brilho e a maciez, chama atenção de muitas bordadeiras da região, que além de ter uma faixa para bordar ponto cruz e outra para passamento com fita de cetim. Para chegar até este efeito passamos por muitos obstáculos que quase foi para uma desistência total, com muita garra e persistência em acreditar. Com tantas anomalias, reclamação de clientes, tinturaria que utilizou produto corrosivo (hidróxido de soda (conhecido por soda caustica) cujo termo cáustico significa que pode corroer ou de qualquer modo destruir a fibra, bem num lote que já estava vendido). Superamos acreditamos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1116
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20142S_ZAIASolangeAlves_CD1910.pdf
  Restricted Access
2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.