Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11100
Título: | Importância da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiências |
Autor(es): | NUNES, Gabriel Ribeiro ALVES, Rarissa Mayara |
Orientador(es): | ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Tecnologia da informação;Inclusão social;Educação |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | NUNES, Gabriel Ribeiro e ALVES, Rarissa Mayara. Importância da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiências. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2022. |
Resumo: | O presente projeto se propõe a apresentar um estudo sobre a utilização da tecnologia
na inclusão de pessoas com deficiência no processo educacional. O objetivo é
apresentar as dificuldades enfrentadas por pessoas com algum tipo de
comprometimento físico, mental ou motor, e o quanto a tecnologia pode auxiliar no
seu processo de inclusão e integração ao ambiente escolar e até mesmo na sociedade
em si. Assim, foram coletados dados sobre as Tecnologias Assistivas, ou TAs, desde
o seu surgimento, evolução e finalidade. Os conceitos utilizados abordam temas como
educação, inclusão, tecnologias assistivas e deficiências. Com a realização de
análises aprofundadas, o projeto busca apresentar de forma concisa os meios
possíveis que as TAs podem auxiliar no processo de inclusão a educação, bem como
salientar a importância de incentivos a pesquisas e ao desenvolvimento de tecnologias
voltadas para a inclusão. The present project proposes to present a study about the use of technology in the inclusion of persons with disabilities in the educational process. The objective is to present the difficulties faced by people with some kind of physical, mental or motor commitment, and how much technology can assist in your inclusion and integration process in school or in society at least. So, data were collected about assistive technologies, or ATs, since their emergence, evolution and purposes.The used concepts address topics such education, inclusion, assistive technologies and disabilities. By carrying out in-depth analysis, the project seeks to present in a concrete way the possible ways that ATs can help in the process of inclusion in education, as well as reinforce the importance of incentives for research and development of technologies aimed at inclusion. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11100 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemgestaodatecnologiadainformacao_2022_2_ Gabriel Ribeiro Nunes_ Importância da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiências.pdf | 814.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.