Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11100
Title: Importância da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiências
Authors: NUNES, Gabriel Ribeiro
ALVES, Rarissa Mayara
Advisor: ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana
type of document: Monografia
Keywords: Tecnologia da informação;Inclusão social;Educação
Issue Date: 12-Dec-2022
Publisher: 114
Citation: NUNES, Gabriel Ribeiro e ALVES, Rarissa Mayara. Importância da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiências. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2022.
Abstract: O presente projeto se propõe a apresentar um estudo sobre a utilização da tecnologia na inclusão de pessoas com deficiência no processo educacional. O objetivo é apresentar as dificuldades enfrentadas por pessoas com algum tipo de comprometimento físico, mental ou motor, e o quanto a tecnologia pode auxiliar no seu processo de inclusão e integração ao ambiente escolar e até mesmo na sociedade em si. Assim, foram coletados dados sobre as Tecnologias Assistivas, ou TAs, desde o seu surgimento, evolução e finalidade. Os conceitos utilizados abordam temas como educação, inclusão, tecnologias assistivas e deficiências. Com a realização de análises aprofundadas, o projeto busca apresentar de forma concisa os meios possíveis que as TAs podem auxiliar no processo de inclusão a educação, bem como salientar a importância de incentivos a pesquisas e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas para a inclusão.
The present project proposes to present a study about the use of technology in the inclusion of persons with disabilities in the educational process. The objective is to present the difficulties faced by people with some kind of physical, mental or motor commitment, and how much technology can assist in your inclusion and integration process in school or in society at least. So, data were collected about assistive technologies, or ATs, since their emergence, evolution and purposes.The used concepts address topics such education, inclusion, assistive technologies and disabilities. By carrying out in-depth analysis, the project seeks to present in a concrete way the possible ways that ATs can help in the process of inclusion in education, as well as reinforce the importance of incentives for research and development of technologies aimed at inclusion.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11100
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.