Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11094
Título: | Absenteísmo dos profissionais da educação: estudo de caso da Escola Estadual Cidade de Hiroshima |
Título(s) alternativo(s): | Absenteeism of education professionals: a case study of the Hiroshima City State School |
Autor(es): | CARDOSO, Amanda Pinheiro SILVA, Anna Clara Barbosa Pereira e BRITO, Camille Victória Caetani MENEZES, Fernanda de Souza SOUZA, Izabelly Santana de LIMA, Julia Fernanda Palma DUARTE, Niele Barbosa |
Orientador(es): | TEIXEIRA, Karen dos Reis Fernandes |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ambiente escolar;Educação |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Editor: | 186 |
Referência Bibliográfica: | CARDOSO,Amanda Pinheiro;SILVA,Anna Clara Barbosa Pereira e;BRITO,Camille Victória Caetani;MENEZES,Fernanda de Souza;SOUZA,Izabelly Santana de;LIMA,Julia Fernanda Palma;DUARTE,Niele Barbosa. Absenteísmo dos profissionais da educação:estudo de caso da Escola Estadual Cidade de Hiroshima..2022.Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Recursos Humanos).186 - Escola Técnica Estadual - ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira. São Paulo,2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa da análise do processo de absenteísmo dos professores nas escolas públicas com foco na Escola Estadual Cidade De Hiroshima. Além disto, busca-se por meio da pesquisa cientifica compreender os motivos de absenteísmo dos profissionais da educação na unidade escolar e os caminhos que levam a precarização da educação. Analisa-se a relação entre saúde e o processo de trabalho dos professores na unidade escolar, os dados foram coletados por dois métodos: o questionário para os docentes com foco em avaliar suas relações com outros professores, com os alunos e com a gestão escolar, bem como o ambiente escolar; o segundo método foi o questionário para os alunos para analisar a relação entre aluno e professor em sala de aula, as dinâmicas em aula, o conteúdo passado, a dedicação dos docentes ao ponto de vista dos alunos e a qualidade das aulas. Além da pesquisa de campo feita através da disposição da escola para o fornecimento do histórico dos docentes em relação as quantidades de falta e o motivo que as causou. This paper aims to present partial results of the research on the analysis of the absenteeism process of teachers in public schools, focusing on the Cidade De Hiroshima State School. Moreover, it seeks to understand the reasons for the absenteeism of education professionals in the school unit and the paths that lead to the precariousness of education through scientific research. The data was collected using two methods: a questionnaire for teachers focusing on their relationship with other teachers, students, and school management, as well as the school environment; and a questionnaire for students to analyze the relationship between students and teachers in the classroom, class dynamics, content, teachers' dedication to the students' point of view, and the quality of the classes. In addition to the field research done through the school's disposition to provide the teachers' history in relation to the amount of absences and the reason that caused them. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11094 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCabsenteísmo.pdf | 511.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.