Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11045
Title: | O papel da comunicação interna organizacional como ferramenta |
Other Titles: | The role of organizational internal communication as a tool |
Authors: | GIMENES, Neuza Aparecida de Rezende |
Advisor: | RABELO, Adriana Cristina Araújo |
Other contributor: | RABELO, Adriana Cristina Araújo ARAÚJO, Érica Aparecida COSTA, Denise Gisele Silva |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Comunicação interna;Satisfação;Satisfação no trabalho;Avaliação de processos e resultados |
Issue Date: | 12-Nov-2022 |
Publisher: | 109 |
Citation: | GIMENES, Neuza Aparecida de Rezende. O papel da comunicação interna organizacional como ferramenta. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma análise sobre, o papel da comunicação
interna organizacional como ferramenta estratégica. Tendo como objetivo
principal identificar e apresentar quais são os processos e os meios de
comunicação interna utilizados pelas organizações e seus colaboradores.
Considerando que a comunicação interna tem papel fundamental no
relacionamento entre empresa e colaborador e não se limita à divulgação de
informações, ela deve ser pensada e implementada estrategicamente. Este
estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, a qual deu
auxilio ao embasamento teórico, logo após, foi realizada uma pesquisa
quantitativa-descritiva com colaboradores de empresas de vários portes e
diferentes ramo de atividades, tendo como instrumento de coleta de dados um
questionário com perguntas objetivas e subjetivas, caracterizando-o também
como uma pesquisa de opinião. Dessa forma, foi possível compreender a
percepção do público interno das empresas pesquisadas em relação a
comunicação interna e, analisar como a comunicação pode ser praticada de
forma estratégica e eficaz para as empresas. This paper presents an analysis of the role of organizational internal communication as a strategic tool. The main objective is to identify and present the processes and means of internal communication used by organizations and their employees. Considering that internal communication plays a fundamental role in the relationship between company and employee and is not limited to the dissemination of information, it must be strategically thought out and implemented. This study was developed from a bibliographical research, which helped the theoretical basis, soon after, a quantitative-descriptive research was carried out with employees of companies of various sizes and different branches of activities, having as an instrument of data collection a questionnaire with objective and subjective questions, also characterizing it as an opinion poll. In this way, it was possible to understand the perception of the internal public of the companies surveyed in relation to internal communication and to analyze how communication can be practiced strategically and effectively for companies. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11045 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Neuza_TG_Pós_Banca.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.