Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11045
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRABELO, Adriana Cristina Araújo-
dc.contributor.authorGIMENES, Neuza Aparecida de Rezende-
dc.contributor.otherRABELO, Adriana Cristina Araújo-
dc.contributor.otherARAÚJO, Érica Aparecida-
dc.contributor.otherCOSTA, Denise Gisele Silva-
dc.date.accessioned2023-01-24T13:26:36Z-
dc.date.available2023-01-24T13:26:36Z-
dc.date.issued2022-11-12-
dc.identifier.citationGIMENES, Neuza Aparecida de Rezende. O papel da comunicação interna organizacional como ferramenta. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11045-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise sobre, o papel da comunicação interna organizacional como ferramenta estratégica. Tendo como objetivo principal identificar e apresentar quais são os processos e os meios de comunicação interna utilizados pelas organizações e seus colaboradores. Considerando que a comunicação interna tem papel fundamental no relacionamento entre empresa e colaborador e não se limita à divulgação de informações, ela deve ser pensada e implementada estrategicamente. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, a qual deu auxilio ao embasamento teórico, logo após, foi realizada uma pesquisa quantitativa-descritiva com colaboradores de empresas de vários portes e diferentes ramo de atividades, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas objetivas e subjetivas, caracterizando-o também como uma pesquisa de opinião. Dessa forma, foi possível compreender a percepção do público interno das empresas pesquisadas em relação a comunicação interna e, analisar como a comunicação pode ser praticada de forma estratégica e eficaz para as empresas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the role of organizational internal communication as a strategic tool. The main objective is to identify and present the processes and means of internal communication used by organizations and their employees. Considering that internal communication plays a fundamental role in the relationship between company and employee and is not limited to the dissemination of information, it must be strategically thought out and implemented. This study was developed from a bibliographical research, which helped the theoretical basis, soon after, a quantitative-descriptive research was carried out with employees of companies of various sizes and different branches of activities, having as an instrument of data collection a questionnaire with objective and subjective questions, also characterizing it as an opinion poll. In this way, it was possible to understand the perception of the internal public of the companies surveyed in relation to internal communication and to analyze how communication can be practiced strategically and effectively for companies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectAvaliação de processos e resultadospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO papel da comunicação interna organizacional como ferramentapt_BR
dc.title.alternativeThe role of organizational internal communication as a toolpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Neuza_TG_Pós_Banca.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.