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Título: Aceitação da merenda escolar para crianças em idade escolar
Título(s) alternativo(s): Acceptance of school lunches for school-aged children
Autor(es): MORAIS, Patricia Grandi de
RAMALHO, Ana Carolina
PINTO, Rafaela Aparecida
Orientador(es): ROQUE, Edmara
SANTO, Marcela Nunes
Outro(s) contribuidor(es): ESCANTAMBURGO, Rose Pires
PETRILLI, Aline de Almeida
RUFFO, Jaquelini Ribeiro Dias
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alimentação escolar;Crianças;Escola pública;Programas e políticas de nutrição e alimentação
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: 238
Referência Bibliográfica: MORAIS, Patricia Grandi de; RAMALHO, Ana Carolina; PINTO, Rafaela Aparecida. Aceitação da merenda escolar para crianças em idade escolar, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2013.
Resumo: O presente trabalho avaliou a aceitação da alimentação escolar em uma instituição educacional pública da zona sul da cidade de São Paulo. Foi desenvolvido um estudo com 46 crianças sendo elas 22 meninos e 24 meninas tendo sido calculados os índices de aceitação e rejeição da alimentação oferecida. Para investigar os motivos de adesão ou não à alimentação foi acompanhada pessoalmente em três dias alternados da semana o consumo desta alimentação oferecida. Embora os resultados mostrem uma aceitação alta (90%) para algumas preparações. Foi observado no primeiro dia em que tivemos na instituição a baixa aceitação para algumas preparações da merenda escolar, isto é, devido ás crianças retornarem do final de semana com seus familiares e muitos não disciplinam a alimentação, ofertando alimentos não tão nutritivos, quando retornam à instituição algumas crianças tem dificuldade em aceitar a merenda escolar oferecida.
The present work evaluated the acceptance of school meals in a public educational institution in the south zone of the city of São Paulo. A study was carried out with 46 children, 22 boys and 24 girls, and the rates of acceptance and rejection of the offered food were calculated. In order to investigate the reasons for adherence or non-adherence to the food, the consumption of this offered food was personally monitored on three alternate days of the week. Although the results show a high acceptance (90%) for some preparations. It was observed on the first day that we had at the institution the low acceptance for some preparations of the school lunch, that is, due to the children returning from the weekend with their families and many do not discipline food, offering food that is not so nutritious, when they return to school. institution, some children find it difficult to accept the school lunch offered.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10973
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