Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALMEIDA, Fabrícia Maria Alberti de-
dc.contributor.advisorSANTOS, Márcia Regina dos-
dc.contributor.authorFREITAS, Ana Carolina Ramos de-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Clara da Silva Cunha Vieira-
dc.contributor.authorVIEIRA, Bianca de Sousa-
dc.contributor.authorVIANNA, Maria Clara Pereira de Negreiros-
dc.contributor.authorREIS, Maria Lúcia dos-
dc.contributor.authorPINTO, Waleska Maciel-
dc.date.accessioned2022-12-23T15:58:23Z-
dc.date.available2022-12-23T15:58:23Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationFREITAS, Ana Carolina Ramos de; SANTOS Ana Clara da Silva Cunha Vieira; VIEIRA, Bianca de Sousa; VIANNA, Maria Clara Pereira de Negreiros; REIS, Maria Lúcia dos; PINTO, Waleska Maciel. Planejamento estratégico: propostas para a empresa M.R Pinturas. 2022. 66 p. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Professor Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10858-
dc.description.abstractO Planejamento Estratégico refere-se a um dos recursos administrativos fundamentais para o progresso organizacional. Isto posto, sua ausência no empreendimento M.R. Pinturas acarreta os problemas que servem de objeto de estudo para o presente trabalho, que objetiva sanar os entraves que atrasam o desenvolvimento do negócio. Com base nos principais autores das áreas trabalhadas, definimos estratégias e propostas que se encaixem no perfil da empresa. Primeiramente, a equipe procura organizar os aspectos identitários da corporação para estabelecer uma base para o Plano de Marketing. Assim, redefinimos a missão, visão, valores e objetivos do negócio em consonância com as intenções do proprietário. Quanto ao Marketing, as principais táticas elaboradas são a refor mulação do Marketing Digital, com o aprimoramento da rede social Instagram e criação de contas no Facebook e WhatsApp Business. Além disso, reestruturamos o logotipo, a fim de melhor adequar à imagem que a empresa deseja transmitir. No âmbito financeiro, é percebida a dificuldade na organização das contas e separação entre pessoal e profissional. Desse modo, o grupo sugere como alternativas viáveis a adoção, por parte do proprietário, de um livro caixa, fluxo de caixa, planejamento de vendas, acordo bancário para a quitação de dívidas e auxílio no cálculo do pró-labore. As orientadoras, livros e conversações são primordiais para o aprofundamento da compreensão administrativa necessária à elaboração deste trabalho e, por meio destes instrumentos, a construção das ideias e propostas é viabilizada. Por fim, o grupo conclui que o estudo e a prática da administração no cotidiano pessoal e profissional é fundamental à realização das tarefas de forma harmônica e eficiente. Ademais, inferimos que a compreensão acerca da evolução administrativa é necessária para o entendimento do mercado atual, assim como depreendemos sua importância para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios.pt_BR
dc.description.abstractStrategic Planning is one of the administrative resources essential for the organization process. So, it’s absence in the M.R. Pinturas venture causes the problems that serve as an object of study for this academic work, whose purpose is to solve the obstacles responsible for delaying the enterprise’s expansion. Based on the main authors of the administration, the group defines strategies and suggestions according to the company’s profile. Firstly, the staff search organizes the aspect of the iden tity’s corporation to establish a direction to the Marketing Plan. Thus, we redefine the mission, vision, values and objective of the enterprise, according to the businessman's objectives. In Marketing, the main tactic is the restoration of Digital Marke ting, through Instagram’s improvement and creation of Facebook and WhatsApp Business’ accounts. In addition, reworked the logotype, with the goal to better adapt to the image that the company wants to convey. In finances, it comprehends the difficulty in t he organization of accounts and separation between private and professional. Thereby, the group suggest the adoption of the cash book, cash flow, sales planning and bank agreement for the dept’s settlement. The advisors, book and conversations are paramount for the deepening of the administrative understanding necessary for the elaboration of this work and, through these instruments, the construction of ideas and proposals is made feasible. Finally, the group concludes that the study and practice of administration in daily life and professionally is fundamental to the accomplishment of tasks in a harmonious and efficient way. Furthermore, we infer that understanding about administrative evolution is necessary for understanding the current market, as well as we understand its importance for the development of micro and small businesses.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher026pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico: propostas para a empresa M.R Pinturaspt_BR
dc.title.alternativeStrategic planning: proposals for the company M.R Pinturaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
planejamentoestrategicoempresaMRpinturas_2022_2_Bianca.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.