Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10836
Title: Reuso de água do equipamento de hemodiálise
Other Titles: Reuse of water from hemodialysis equipment
Authors: MARCIANO FILHO, Carmelo
Advisor: COSTA, Wangner Barbosa da
type of document: Artigo científico
Keywords: Tratamento de água;Hemodiálise;Hospitalidade;Consumo de água;Desperdício de água
Issue Date: Apr-2018
Publisher: 196
Citation: MARCIANO FILHO, Carmelo. Reuso de água do equipamento de hemodiálise. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2017.
Abstract: Como a água é indispensável para a sobrevivência de todas as espécies, sabendo que apenas 2,4% da água do mundo é doce, o seu gasto excessivo se torna um grande problema, tanto do ponto de vista ambiental, como no financeiro (FERREIRA; RIBEIRO; BARTHUS, 2013). Os hospitais que também necessitam de água para o seu funcionamento diário, também são afetados. O reuso da água se torna uma solução para evitar gastos excessivos, reutilizando-a após a sua utilização no equipamento de hemodiálise. Neste trabalho, foi provisionada uma economia de 160 l de água/paciente num período de 4 horas, resultando em uma economia 193 m³/mês de água. Foi projetado um conjunto de equipamentos que apresenta as várias etapas do processo de tratamento de água, com a finalidade de prepará-la para o seu reuso. Após todas as etapas de tratamento, a água, mesmo não sendo potável, fica reutilizável para diversas finalidades, tais como: descargas em sanitários, para lavagem de pisos e ambulâncias. Por intermédio deste projeto oferecemos uma alternativa ao desperdício de água, com uma economia mensal de R$ 1.896,96, atendendo uma quantidade de 40 pacientes por dia.
As water is indispensable for the survival of all species, with only 2,4% of the world's water being sweet, its over-spending becomes a major problem both from an environmental and a financial point of view (FERREIRA; RIBEIRO; BARTHUS, 2013). Hospitals that also need water for their daily operation are also affected. The reuse of water becomes a solution to avoid excessive expenditures, reusing it after its use in hemodialysis equipment. In this work, a saving of 160 l of water / patient was provided in a period of 4 hours, resulting in a saving of 193 m³ / month of water. We design a set of equipment that presents the various stages of the water treatment process, in order to prepare it for its reuse. After all the treatment steps, the water,
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10836
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sistemasbiomedicos_2017_2_caremlomarcianofilho_reusodeaguadoequipamento.pdf
  Restricted Access
625.07 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.