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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10757
Título: | Marketing artístico aplicado ao Instagram durante a quarentena: estudo de caso Gustavo Nana |
Título(s) alternativo(s): | Artistic marketing applied to Instagram during quarantine: study Gustavo Nana's case |
Autor(es): | LÚ, Marcos Antonio Sálvio |
Orientador(es): | CABRINI, Sérgio Luiz |
Outro(s) contribuidor(es): | FAVORETO, João Francisco AMORIM, Daniela Dal Fabbro |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Marketing de mídias sociais;Covid-19 |
Data do documento: | Jun-2021 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | LÚ, Marcos Antonio Sálvio. Marketing artístico aplicado ao Instagran durante a quarentena: estudo de caso Gustavo Nana, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2021 |
Resumo: | A expansão e da Covid-19 em 2020 trouxe várias instabilidades políticas, sociais e
econômicas a nível mundial onde todos as organizações governamentais, empresas
e pessoas tiveram que traçar planos para reduzir danos ou em casos muito específicos
explorar o período adverso. Este artigo tem como objetivo geral analisar como o
conceito de promoção pode ser aplicado no Instagram durante um período específico
de quarentena, para auxiliar na carreira artística, com o objetivo de continuar a
promover a imagem do artista. Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos
específicos: Delimitar o período de análise e o impacto sofrido pelo mercado em que
o estudo se insere, conceituar marketing e o conceito de promoção que será utilizado,
apresentar o Instagram e o modo de funcionamento da plataforma, estudo de caso do
Instagram de um artista do artista Gustavo Nana do ramo da música. O referencial
teórico passa por diferentes bases de informações que são relevantes ao
desenvolvimento do estudo de caso, sendo elas, notícias importantes sobre as
particularidades do período analisado, notícias sobre o mercado em que o estudo se
insere, conceitos de marketing e o uso do Instagram como ferramenta de marketing.
O presente estudo utiliza de pesquisa bibliográfica em sua fase inicial, buscando
elementos para justificar e fundamentar a o estudo proposto, em seguida um estudo
de caso que se utiliza do método de observação aplicada na conta do Instagram
@gustavonana de forma quantitativa, sistemática e não participante, buscando
analisar em um caso real algumas das premissas levantadas ao longo do trabalho.
Durante o estudo de caso observa-se dois períodos denominados período prévio e
quarentena, onde são analisados três métricas geradas pelo Instagram, são elas:
alcance, impressões, likes e visitas ao perfil, e através delas observa-se que durante
a quarentena, a média e a dispersão que os dados se apresentam são maiores, e que
vídeos tendem a superar a média de visualizações e interações do período analisado.
Por fim, o estudo considera o Instagram como uma alternativa simples e barata para
artistas com pouco recurso para o marketing de suas carreiras e pode ser considerado
uma alternativa no plano de contingência durante a quarentena em 2020. The expansion of Covid-19 in 2020 brought several political, social and economic instabilities worldwide where all government organizations, companies and individuals had to draw up plans to reduce damage or in very specific cases exploit the adverse period. This article aims to analyze how the concept of promotion can be applied to Instagram during a specific quarantine period, to assist in the artistic career, with the aim of continuing to promote the artist's image. For this, the following specific objectives were established: Delimit the period of analysis and the impact suffered by the market in which the study is inserted, conceptualize marketing and the concept of promotion that will be used, present Instagram and the way the platform works, study Instagram case of an artist by artist Gustavo Nana from the music business. The theoretical framework goes through different information bases that are relevant to the development of the case study, which are important news about the particularities of the analyzed period, news about the market in which the study is inserted, marketing concepts and the use of Instagram as a marketing tool. This study uses bibliographic research in its initial phase, seeking elements to justify and substantiate the proposed study, then a case study that uses the observation method applied to the Instagram account @gustavonana in a quantitative, systematic and non-participant way. , seeking to analyze in a real case some of the premises raised throughout the work. During the case study, two periods called prior period and quarantine are observed, where three metrics generated by Instagram are analyzed, they are: reach, impressions, likes and profile visits, and through them it is observed that during the quarantine, the The average and dispersion that the data are presented is greater, and that videos tend to outperform the average of views and interactions for the period analyzed. Finally, the study considers Instagram as a simple and inexpensive alternative for artists with little recourse to marketing their careers and could be considered an alternative in the contingency plan during quarantine in 2020. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10757 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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