Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1056
Título: Hardening: defesa e mitigação de vulnerabilidades
Título(s) alternativo(s): Hardening: defense and vulnerability mitigation
Autor(es): LIMA, Fábio Pereira
Orientador(es): ZEM, José Luís
Outro(s) contribuidor(es): INNARELLI, Humberto Celeste
SCAFI, José Mário Frasson
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança em sistemas de informação
Data do documento: 30-Jun-2014
Editor: 004
Referência Bibliográfica: LIMA, Fabio Pereira. Hardening: defesa e mitigação de vulnerabilidades, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Resumo: Este documento apresenta um estudo sobre os termos hardening e fortalecimento da segurança, aplicados em servidores Linux. São abordadas as características da segurança da informação desejadas neste ambiente, a identificação dos principais riscos e vulnerabilidades encontrados, além de uma breve discussão sobre algumas formas de ataques conhecidos. Em seguida conceitualiza-se o hardening, onde são levantados alguns princípios importantes para administração de servidores. Adicionalmente, é discutida a importância de um bom monitoramento do registro de eventos de um sistema operacional. Já na parte do desenvolvimento, é efetuada uma análise comparativa entre os dois ambientes de teste, onde um deles não sofre qualquer alteração além da instalação padrão e no outro algumas regras e softwares discutidos neste texto são implementados para proporcionar uma proteção maior do sistema. Ao final é discutida a conclusão do trabalho, comprovando se as configurações analisadas trazem algum benefício verdadeiro para a administração de um servidor baseado no sistema operacional Linux.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1056
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20141S_LIMAFabioPereira_CD1822.pdf
  Restricted Access
978.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.