Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10511
Título: Análise BI em um banco de dados do Enem
Título(s) alternativo(s): BI analysis in an Enem database
Autor(es): OLIVEIRA, Ana Paula de
PIRES, José Weverton do Nascimento
DOURADO, Raíssa Pimenta
Orientador(es): GALVANI, Alexandre
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Inteligência empresarial;Banco de dados;Ensino médio
Data do documento: Jun-2019
Editor: 196
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Ana Paula de; PIRES, José Weverton do Nascimento; DOURADO, Raíssa Pimenta. Análise BI em um banco de dados do Enem. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2019.
Resumo: A Análise Business Inteligence (BI) está cada vez mais popular nas empresas, fazer uma análise de suas informações e assim trazer falhas e propor correções. O objetivo deste estudo é utilizar a análise BI e outros recursos do Data Warehouse em um banco de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e com os resultados obtidos da pesquisa desenvolver relatórios para observar o crescimento de idosos, portadores de deficiência física ou mental, realizar uma comparação de gêneros e das regiões do estado de São Paulo no decorrer dos anos de 2010 até 2014. É conclusivo que o crescimento de alguns tópicos é relativo à quantidade de inscritos e a ordem em que os candidatos foram realizando estas inscrições, pode-se afirmar que não são todas as regiões que tem as informações corretas sobre o exame. A comparação entre as idades e gêneros, foram as mais satisfatórias, o sexo feminino e os idosos são os que mais se destacaram no decorrer dos anos e aos candidatos portadores de deficiência não alcançaram as expectativas de aumento.
Business Intelligence Analysis (BI) is increasingly popular in companies, doing an analysis of their information and asymmetric and proportions corrections. The objective of this study is to use the BI and other Data Warehouse resources in a database of the National High School Examination (ENEM) and the results obtained from the research for the growth of the number of mentally aged individuals, carry out a comparison of genera and regions of the state of São Paulo during the years 2010 to 2014. It is conclusive that the growth of some indices is relative to the amount of inscriptions and the order in which the candidates will be perceived in these inscriptions, may not all regions who have as correct knowledge about the exam. A comparison between the ages and genders were the most satisfactory, the female and the elderly were the ones that stood out the most over the years and the candidates with difficulties did not reach expectations of increase.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10511
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bancodedados_2019_1_anaoliveira_analisebiemumbanco.pdf648.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.