Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10510
Título: | Conntec: sistema de comunicação entre aluno e escola |
Título(s) alternativo(s): | Conntec: communication system between student and school |
Autor(es): | CAMPOS, Diogo Correia CRUZ, Cauã da Silva GALLINA, Diogo Dias Rodrigues OLIVEIRA, Cesar Adriano de Freitas PAULA, William Vinicius Ayres de RIBEIRO, Paulo Cezar da Silva SANTOS, Gisele Cristina dos SILVA, Erik Alves da SOUZA, Ana Paula Rocha de |
Orientador(es): | GORIANO, Bruno Joaquim |
Outro(s) contribuidor(es): | GORIANO, Bruno Joaquim ANDRADE, Wallace Costa de PEREIRA, Rafael Santos |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Automação;Linguagem de programação;aplicativos móveis |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Editor: | 293 |
Referência Bibliográfica: | CAMPOS, Diogo Correia; CRUZ, Cauã da Silva; GALLINA, Diogo Dias Rodrigues; OLIVEIRA, Cesar Adriano de Freitas; PAULA, William Vinicius Ayres de; RIBEIRO, Paulo Cesar da Silva; SANTOS, Gisele Cristina dos; SILVA, Erik Alves da; SOUZA, Ana Paula Rocha de. Connetec: sistema de comunicação entre aluno e escola, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - ETEC de Taboão da Serra. Taboão da Serra - SP, 2022 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo documentar o desenvolvimento do aplicativo ConnTec
que foi projetado com a proposta de otimizar a comunicação entre a comunidade
escolar das Escolas Técnicas, em especial, a ETEC de Taboão da Serra. Após a
vivência de uma pandemia global, a comunicação através de tecnologias está sendo
cada vez mais valorizada, sendo assim, este aplicativo busca facilitar a interação e o
compartilhamento de informações dentro do ambiente escolar. Foi utilizada a
metodologia de pesquisa exploratória e a metodologia Scrum para a distribuição de
tarefas entre os membros do grupo. De acordo com a pesquisa de campo exposta no
capítulo 4.2, foi possível observar que existem fragilidades na relação entre escola e
aluno, sendo assim, considerando que os dispositivos móveis estão cada vez mais
relevantes para a população, um aplicativo da própria instituição visa melhorar o
desenvolvimento da comunicação entre esses dois extremos. Para o desenvolvimento
do projeto foi utilizado o MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados,
as tecnologias Heroku e Firebase, a linguagem Javascript e o framework React-Native
para o desenvolvimento mobile e as linguagens HTML, CSS e PHP para o
desenvolvimento da página web. This work aims to document the development of the ConnTec application, which was designed with a proposal for optimizing communication between the school community of the Technical Schools, in particular, the ETEC of Taboão da Serra. After the experience of a global pandemic, communication through technologies is being increasingly valued, this seeks to facilitate interaction and information sharing application within the school. An exploratory research methodology and a Scrum methodology were used for the distribution of tasks among the group members. According to the field research exposed in 4.2, it was possible to observe that there are weaknesses between the school and the students relationship, therefore, considering that mobile devices are the most relevant ones for the population, an institution application aims to improve the development of the institution itself, between these two extremes. For the development of the project, MySQL was used as a database management system, Heroku and Firebase technologies, Javascript language and React-Native framework for mobile development and HTML, CSS and PHP languages for page development. web. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10510 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONNTEC_ Sistema de comunicação entre Aluno e Escola.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.