Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/103
Título: Aceleração de algorítmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais
Título(s) alternativo(s): Acceleration of collision detection algorithms for three-dimensional digital games
Autor(es): LORENZI, Henrique
BRANDI JÚNIOR, Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Jogos eletrônicos;Algoritmos
Data do documento: 2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: LORENZI, Henrique, BRANDI JUNIOR, Vitor. Aceleração de algorítmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.1, p-1-14, mar./2015. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/37/46. Acesso em 20 de maio de 2016.
Série/Relatório no.: R.Tec.FatecAM Americana v.3, n.1, p-1-14, mar./2015;
Resumo: Detecção de colisão é um aspecto importante para jogos digitais, mas nem sempre é prático utilizar as técnicas em suas formas primitivas: cenas com muitos objetos ou cenários complexos podem tornar a detecção de colisão inviável para jogos em tempo real, porque ela tomaria muito tempo computacional. Este artigo aborda uma estrutura de dados que acelera os algorítmos de detecção de colisão, para torná-los adequados, também, a tais situações problemáticas. Foi feita a descrição de um algoritmo de detecção de colisão – especificamente, a detecção de raio contra triângulos –, uma descrição da estrutura de aceleração utilizada – chamada octree –, e uma comparação entre a performance do algoritmo primitivo e do acelerado em vários casos-teste. Os resultados mostram que essa técnica é eficaz para cenários complexos, pois o tempo computacional foi reduzido consideravelmente e que sua utilização permite o desenvolvimento de jogos mais elaborados e engajantes.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/103
ISSN: 2446-7049
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos do CPS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aceleracao_algoritmos_deteccao_colisao_jogos_digitais_tridimensionais.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.