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Title: Desenvolvimento e aplicação de material didático para orientação nutricional de crianças de 4 e 5 anos de idade
Other Titles: Development and Application of Didactic Material for Nutritional Guidance for 4 and 5 year olds
Authors: ARJONES, Fabiane
NASCIMENTO, Mariana Beatriz
SANTANA, Maria Carolina
Advisor: TEIXEIRA, Andrea Mariana Nunes da Costa
type of document: Monografia
Keywords: Alimentos industrializados;Educação alimentar e nutricional;Hábitos alimentares;Nutrição da criança
Issue Date: 2019
Publisher: 238
Citation: ARJONES, Fabiane; NASCIMENTO, Mariana Beatriz; SANTANA, Maria Carolina. Desenvolvimento e Aplicação de Material Didático para Orientação Nutricional de Crianças de 4 e 5 anos de idade, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2019.
Abstract: Este trabalho aborda uma problemática cada vez maior, não só no Brasil, como em todo o mundo: a má alimentação de crianças na fase pré-escolar. Como consequências do mau hábito alimentar, podem ser citadas as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como, diabetes, hipertensão, obesidade, dentre outras e, também, sintomas como o cansaço e dores. Objetivo: Aplicar atividades de educação alimentar para crianças de 4 e 5 anos de idade de uma instituição de ensino privada localizada na zona sul de São Paulo. Metodologia: Para aplicar as atividades de educação alimentar desenvolveu-se 3 (três) dinâmicas, voltadas às crianças, e um livreto informativo, voltado principalmente aos responsáveis. Resultados: Observa-se, através da aplicação do material desenvolvido, que o consumo de alimentos industrializados é maior em relação aos alimentos in natura, minimamente processados e preparações culinárias. Discussão: O consumo de tais alimentos está relacionado ao aumento de peso e obesidade e às DCNTs. Considerações finais: O processo de mudança dos hábitos alimentares é longo e o auxílio de programas de educação nutricional ajudaria a melhorar a alimentação do público estudado, possibilitando assim a melhora da qualidade de vida desses indivíduos.
Introduction: This work approach a growing problem, not only in Brazil, but also around the world: the poor nutrition in pre-school children. As a consequence of bad eating habits, we can mention chronic non-communicable diseases such as diabetes, hypertension, obesity, among others, and symptoms such as tiredness and pain. Objective: Apply food education activities to children between 4 and 5 years old from a private educational institution located in the South Zone of São Paulo. Methodology: To implement the activities of food education, it was developed three (3) dynamics, aimed to children, and an informative booklet, focused mainly to the responsible. Results: It is observed, through the application of the developed material, that the consumption of processed foods is greater in relation to fresh, processed and culinary preparations. Discussion: The consumption of such foods is related to the gain of weight and obesity and to CNCDs. Final considerations: The process of changing eating habits is long and with the assistance of nutritional education programs, it would help to improve the nutrition of the studied population, making possible and improving the quality of life of these individuals.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10384
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