Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1035
Título: Computação em nuvem: estudo do modelo IaaS
Título(s) alternativo(s): Cloud computing: study of the IaaS model
Autor(es): PATRÍCIO, Guilherme Trevisolli Freitas
Orientador(es): ARANDA, Maria Cristina
Outro(s) contribuidor(es): FERREIRA, Alexandre Mello
BAKRI, Adnan
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Computação em nuvem;Virtualização
Data do documento: 3-Dez-2014
Editor: 004
Referência Bibliográfica: PATRICIO, Guilherme Trevisolli Freitas. Computação em nuvem: estudo do modelo IaaS, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Resumo: A virtualização na computação surgiu na década de 60, através dos Mainframes. No mercado atual, esta tecnologia está em foco desde meados dos anos 2000, pois se desenvolveu na arquitetura de baixa plataforma (x86 ou CISC). Um dos motivos que fizeram com que a virtualização se tornasse atrativa foi sua vantagem econômica. A adoção de tecnologias como a computação em nuvem leva a seu inevitável progresso. Este estudo visa apresentar como esta tecnologia possibilitou que fosse criado um modelo de serviço chamado de computação em nuvem de IaaS. Modelo este que possibilita a hospedagem de máquinas virtuais, que podem ser criadas e gerenciadas pelo próprio cliente e acessadas através da Internet. O estudo apresenta como funciona a computação em nuvem do ponto de vista de quem provê o serviço, e será apresentado um estudo prático do ponto de vista do consumidor que contrata o tal serviço.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1035
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20142S_PATRICIOGuilhermeTrevisolliFreitas_CD1962.pdf
  Restricted Access
2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.