Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10338
Título: O comportamento da geração Y no ambiente interno das organizações
Título(s) alternativo(s): The behavior of generation Y in the internal environment of organizations
Autor(es): CRISTINA, Amanda
CHAVES, Erick
CAMPOS, Evelyn
VILELA, Letícia
EDUARDO, Luiz
LIMA, Rafaela
Orientador(es): ROCHA, Lilian Aparecida Perin Moreira
MARTINS, Elvis Pereira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comportamento organizacional;Conflito de gerações
Data do documento: Dez-2014
Editor: 199
Referência Bibliográfica: CRISTINA, Amanda. CHAVES, Erick. CAMPOS, Evelyn. VILELA, Letícia. EDUARDO, Luiz. LIMA, Rafaela. O comportamento da geração Y no ambiente interno das organizações, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2014
Resumo: O cenário das organizações está mudando com o ingresso de uma nova geração no mercado de trabalho, a Geração Y, essa geração fez com que muitas empresas se adaptassem com o novo comportamento que esses jovens traziam, diante disso, as empresas começaram a trabalhar com um quadro composto por três gerações diferentes, havendo conflitos organizacionais, devido aos diferentes comportamentos, costumes e valores de cada Geração. O presente trabalho foi subdividido em duas partes: pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo. Nas pesquisas bibliográficas Sidnei Oliveira foi utilizado como referencial teórico, para que fosse compreendido o comportamento dessas diferentes gerações. Maslow como principal autor da teoria comportamental ou behaviorista. A pesquisa em campo utilizou perguntas dicotómicas e alternativas com gestores X, e funcionários Y em uma entrevista na empresa, mostrando como esses jovens se comportam dentro da organização. O objetivo dessa pesquisa é mostrar o comportamento da Geração Y no ambiente interno das organizações, e como Objetivos específicos analisar a falta de resiliência da Geração Y, sendo por falta de fatores motivacionais e reconhecimento à longo prazo. É relatado sobre a teoria comportamental, e um pouco do perfil da Geração Baby Boomers que nasceram entre 1940 e 1960 , da Geração X entre 1960 e 1980, e da Geração Y entre 1980 e 2000, como foco da nossa pesquisa. Esse trabalho utilizou de pesquisas com fundamentos teóricos, do tema abordado e na segunda parte. A análise dos resultados obtidos na entrevista mostram as diferenças de comportamentos das gerações X e Y nas organizações, e como principal o comportamento da Geração Y na organização. Observa-se também as dificuldades dos gestores para encontrar maneiras de manter e reter os novos profissionais motivados dentro das organizações.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10338
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2014_2_e-n_amandacristina_ocomportamento.pdf
  Restricted Access
416.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.