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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/103
Title: | Aceleração de algorítmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais |
Other Titles: | Acceleration of collision detection algorithms for three-dimensional digital games |
Authors: | LORENZI, Henrique BRANDI JÚNIOR, Vitor |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Jogos eletrônicos;Algoritmos |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | 004 |
Citation: | LORENZI, Henrique, BRANDI JUNIOR, Vitor. Aceleração de algorítmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.1, p-1-14, mar./2015. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/37/46. Acesso em 20 de maio de 2016. |
Series/Report no.: | R.Tec.FatecAM Americana v.3, n.1, p-1-14, mar./2015; |
Abstract: | Detecção de colisão é um aspecto importante para jogos digitais, mas nem sempre é prático utilizar as técnicas em suas formas primitivas: cenas com muitos objetos ou cenários complexos podem tornar a detecção de colisão inviável para jogos em tempo real, porque ela tomaria muito tempo computacional. Este artigo aborda uma estrutura de dados que acelera os algorítmos de detecção de colisão, para torná-los adequados, também, a tais situações problemáticas. Foi feita a descrição de um algoritmo de detecção de colisão – especificamente, a detecção de raio contra triângulos –, uma descrição da estrutura de aceleração utilizada – chamada octree –, e uma comparação entre a performance do algoritmo primitivo e do acelerado em vários casos-teste. Os resultados mostram que essa técnica é eficaz para cenários complexos, pois o tempo computacional foi reduzido consideravelmente e que sua utilização permite o desenvolvimento de jogos mais elaborados e engajantes. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/103 |
ISSN: | 2446-7049 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos do CPS |
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