Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1016
Título: Logística reversa de resíduos eletroeletrônicos
Título(s) alternativo(s): Reverse logistics of electrical and electronic waste
Autor(es): SILVA, Luana Naiara Rogatto da
Orientador(es): CORREA, Nelson Luis de Souza
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Logística reversa
Data do documento: 1-Dez-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SILVA, Luana Naiara Rogatto da. Logística reversa de resíduos eletroeletrônicos, 2015. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: Equipamentos eletroeletrônicos são todos aqueles produtos cujo funcionamento depende do uso de corrente elétrica ou de campos eletromagnéticos. Ao fim de sua vida útil, esses produtos passam a ser considerados resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Idealmente, só chegam a esse ponto uma vez esgotadas todas as possibilidades de reparo, atualização ou reuso. Alguns desses equipamentos eletroeletrônicos, notadamente os equipamentos de telecomunicações, têm um ciclo de vida mais curto. Em outras palavras, devido à evolução da tecnologia ou a indisponibilidade de peças de reposição, eles são substituídos e, portanto descartados mais rapidamente. Além disso, algumas características próprias dos resíduos eletroeletrônicos justificam a preocupação nesses processos, devido a alguns materiais tóxicos encontrados, como: arsênio, cobre, chumbo, mercúrio, alumínio, cromo, Cádmio, entre outros, e conseqüentemente, resultam em dois tipos de riscos: contaminação das pessoas que manipulam esses resíduos e contaminação do meio ambiente. Logística reversa é a área da logística responsável pelo retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo, objetivando torná-los reutilizáveis, conseqüentemente, diminuindo custos e impactos ambientais, como a contaminação do solo. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu como instrumento de desenvolvimento econômico e social, a implantação de sistemas de logística reversa, atribuindo a responsabilidade pós-consumo aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Partindo dessa obrigatoriedade e considerando os benefícios econômicos, ambientais e sociais desse sistema, verifica-se a necessidade de maiores estudos sobre o tema, a fim de garantir eficácia na sua aplicação.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1016
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20152S_SILVALuanaNaiaraRogattoda_CD2507.pdf
  Restricted Access
418.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.