Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10093
Título: Assistência farmacêutica: inclusão e acessibilidade para o público analfabeto
Autor(es): NUNES, Felipe Fonseca
BEZERRA, Júlia Viana
CARVALHO, Heloiza Soares da Silva
Orientador(es): SILVA, Fernando Francisco Andrade
Outro(s) contribuidor(es): PEREIRA, Jeferson Eduardo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Humanização da assistência;Farmácia
Data do documento: 22-Jun-2022
Editor: 128
Referência Bibliográfica: NUNES, Felipe Fonseca; BEZERRA, Júlia Viana; CARVALHO, Heloiza Soares da Silva. 2022, 38 p. Assistência farmacêutica: inclusão e acessibilidade para o público analfabeto. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia). Etec de Mauá, Mauá/SP.
Resumo: Estudos apontam que um dos principais motivos para a má adesão medicamentosa por parte dos idosos é o analfabetismo. Atualmente os analfabetos correspondem a cerca de 11 milhões de pessoas apenas no Brasil, sendo a maior parte, idosos acima de 60 anos, logo, garantir o entendimento da prescrição médica é algo de extrema importância para um tratamento eficaz e sem ameaças a saúde do paciente, como efeitos adversos ou complicações resultantes do uso inconsciente de medicamentos. Nesse estudo pretende-se aprimorar a assistência farmacêutica fornecida para o público analfabeto no município de Mauá, onde por meio de uma pesquisa descritiva no município, obtivemos uma melhor visualização da exclusão dos indivíduos analfabetos em conceitos básicos da saúde, expondo a desinformação em que se encontram, e assim, apresentando uma proposta de intervenção de baixo custo e fácil adesão, através de pictogramas, contribuindo assim, para um cuidado farmacêutico mais abrangente e inclusivo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10093
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.