Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10093
Title: | Assistência farmacêutica: inclusão e acessibilidade para o público analfabeto |
Authors: | NUNES, Felipe Fonseca BEZERRA, Júlia Viana CARVALHO, Heloiza Soares da Silva |
Advisor: | SILVA, Fernando Francisco Andrade |
Other contributor: | PEREIRA, Jeferson Eduardo |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Humanização da assistência;Farmácia |
Issue Date: | 22-Jun-2022 |
Publisher: | 128 |
Citation: | NUNES, Felipe Fonseca; BEZERRA, Júlia Viana; CARVALHO, Heloiza Soares da Silva. 2022, 38 p. Assistência farmacêutica: inclusão e acessibilidade para o público analfabeto. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia). Etec de Mauá, Mauá/SP. |
Abstract: | Estudos apontam que um dos principais motivos para a má adesão medicamentosa por parte dos idosos é o analfabetismo. Atualmente os analfabetos correspondem a cerca de 11 milhões de pessoas apenas no Brasil, sendo a maior parte, idosos acima de 60 anos, logo, garantir o entendimento da prescrição médica é algo de extrema importância para um tratamento eficaz e sem ameaças a saúde do paciente, como efeitos adversos ou complicações resultantes do uso inconsciente de medicamentos. Nesse estudo pretende-se aprimorar a assistência farmacêutica fornecida para o público analfabeto no município de Mauá, onde por meio de uma pesquisa descritiva no município, obtivemos uma melhor visualização da exclusão dos indivíduos analfabetos em conceitos básicos da saúde, expondo a desinformação em que se encontram, e assim, apresentando uma proposta de intervenção de baixo custo e fácil adesão, através de pictogramas, contribuindo assim, para um cuidado farmacêutico mais abrangente e inclusivo. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10093 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Farmácia_2022_1_Julia Viana Bezerra_ Assistencia farmaceutica_inclusão e acessibilidade para o público analfabeto.pdf | 658.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.