Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10029
Título: Melhoramento genético em gado de corte
Título(s) alternativo(s): Genetic improvement in beef cattle
Autor(es): BERETA, Maria Beatriz Rodrigues
SILVA, Maria Fernanda Torres da
Orientador(es): SOUSA, Joana D’Arc Félix de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tecnologia
Data do documento: 2021
Editor: 046
Referência Bibliográfica: BERETA, Maria Beatriz Rodrigues; SILVA, Maria Fernanda Torres da. Melhoramento genético em gado de corte, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Biotecnologia) - Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, Franca, SP
Resumo: A tecnologia e a ciência melhorou nossa pecuária com a introdução de raças puras que fez que nosso país subisse no ranking tornando maior exportador de carne bovina do mundo. O melhoramento genético se tornou umas das tendências do mercado, com o objetivo de avaliar as características de valor econômico. Visando melhorar o valor da atividade classificando e ordenando os bovinos, com isso o produtor que quiser mais rusticidade desempenho resistência a parasitas e doenças, eficiência alimentar e alta qualidade dos produtos, podem estabelecer um programa em sua propriedade.Como mercado esta altamente competitivo nossos pecuaristas tem que buscar cada vez mais métodos para melhorar seus animais. Esse processo de fixação de características favoráveis, que o sistema sejam mais sustentáveis e atendam todas as exigências do mercado. Isso acontece basicamente por meio da seleção e do acasalamento. Podemos definir a seleção escolhendo os futuros progenitores, já o sistema de acasalamento defini quais touros será cruzado com quais vacas. E principalmente o cruzamento com raças diferentes. Em um país como o nosso que se destaca na pecuária, precisamos sempre inovar os aspectos tecnológicos, e nas características que não costuma ser avaliada, como a eficiência alimentar como isto e uma inovação do mercado e pouco utilizados por causa dos custos, o mercado não adota mais rápida À eficiência alimentar fala sobre como os bovinos quanta peso, a capacidade de um bovino transformar comida em carcaça, peso, carne ou bezerro. Para ele ser um animal eficiente ele precisa comer pouco e produzir muito, e aquele ineficiente come muito e produz pouco, a partir dai abaixo os custos de produção e aumenta a lucratividade, assim começa o interesse sobre a eficiência alimentar por gerar baixos custos. Se um touro for muito agitado gastando assim muita energia, isto irá acontecer em confinamento ou no pasto.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10029
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-5 M-Beatriz_M-Fernanda.pdf140.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.