Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorREIS, Soraya Mira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Mileny Barros de-
dc.contributor.otherREIS, Soraya Mira-
dc.contributor.otherFERREIRA, Rosângela Molento-
dc.contributor.otherSILVA, Alciene Ribeiro Feitoza da-
dc.date.accessioned2022-08-22T17:11:30Z-
dc.date.available2022-08-22T17:11:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mileny Barros de. A práxis da comunicação empresarial integrada nas grandes empresas: algumas considerações sobre a presença das vertentes comunicacionais na Petrobrás. Orientador: Soraya Mira Reis. 2012. 59 f. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9878-
dc.description.abstractDiante do ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e da velocidade com que as informações são transmitidas, torna-se fundamental que as organizações considerem estes fatores ao desenvolver o planejamento e integração de suas comunicações internas e externas para melhor comunicar-se com cada um de seus diferentes públicos. Dos gestores, em especial, exige-se a competência de um comunicador empresarial, o que envolve ter conhecimento do mercado em que a organização atua, do perfil dos públicos com que ela se relaciona e dos canais utilizados para promover esse relacionamento. Conhecer o composto da Comunicação Empresarial Integrada e analisar a aplicação deste composto na prática de uma grande empresa contribui para o desenvolvimento desta competência. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa é demonstrar até que ponto a empresa Petrobras põe em prática em sua gestão os preceitos da Comunicação Empresarial Integrada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, caracterizada também por ser uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, por meio do qual obteve-se como resultado a confirmação da hipótese de que a organização em questão utiliza-se da Comunicação Empresarial Integrada à medida que relaciona as áreas de Comunicação Interna, Institucional e Mercadológica em sua gestão. A conclusão deste trabalho acadêmico indica que o planejamento e a utilização das ferramentas de cada uma destas áreas, conforme exemplificado no estudo de caso, contribuem para o reconhecimento e valorização da imagem da empresa, considerada um valioso ativo intangível. Palavras-chave: Comunicação Empresarial. Comunicação Integrada. Comunicação Mercadológica. Comunicação Institucional. Petrobras. ABSTRACT Given the rapid pace of technological change and the speed in which information is transmitted, it is essential for organizations to consider these factors when developing their internal and external communication plans. It is required for managers, in particular, to have the expertise of a business communicator, which consists of knowledge of the market, knowledge of the public and the channels used to promote its relationships. Understanding the Integrated Business Communication elements and analyzing it in a large organization, contributes to the development of this competence. Therefore, the main objective of this research is to demonstrate how Petrobras puts their integrated communication into practice. A case study was conducted as a descriptive research, that also qualifies as a qualitative, bibliographic and documentary study, which resulted in the hypothesis confirmation: the organization uses its integrated business communication to relate to internal, institutional and market areas. Finally, the planning and usage of the tools, as shown in the case study, contributes to promote the company’s image and recognition, regarded as a valuable intangible asset. Keywords: Corporate Communication. Integrated Communication. Marketing Communication. Institutional Communication. Petrobras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher189pt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA práxis da comunicação empresarial integrada nas grandes empresas: algumas considerações sobre a presença das vertentes comunicacionais na Petrobráspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_EMPRESARIAL_2012_Mileny_Barros_de_oliveira_A_praxis_da_comunicacao.pdf
  Restricted Access
565.43 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.