Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9094
Title: O desenvolvimento do Marketing Verde nas empresas
Other Titles: The development of green marketing in companies
Authors: MOREIRA FILHO, Sindy
GALINDO, Jéssica de Almeida
ARAÚJO, Hevellin Vitoria Fogli de
SILVA, Giovanna Paula da
SILVA, Amanda de Almeida Oliveira da
REGO, Alicia Borges
Advisor: ZAMPIERI, David Ricardo
VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
type of document: Monografia
Keywords: Educação ambiental;Reciclagem
Issue Date: Jun-2022
Publisher: 199
Citation: REGO, Alicia Borges. SILVA, Amanda de Almeida Oliveira da. SILVA, Giovanna Paula da. ARAÚJO, Hevellin Vitoria Fogli de. GALINDO, Jéssica de Almeida. MOREIRA FILHO, Sindy. O desenvolvimento do Marketing Verde nas empresas, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022.
Abstract: Tendo em vista que o planeta é um bem de todos, incluindo todos os seres vivos racionais e irracionais, os seres humanos têm que gerir os recursos que não são infinitos com sabedoria, mas isso não é tão fácil quanto parece, então tendo identificado o problema das empresas que não tem um conhecimento ou vontade de ser mais sustentável. O Marketing Verde resumidamente é toda atividade, ação que tem como um dos objetivos surtir o mínimo de impacto negativo ao meio ambiente (por isso verde). O Projeto tem como objetivo ajudar e conscientizar empresas sobre o marketing verde e como ele pode ser uma ótima ferramenta, reduzindo ao máximo os danos ao meio ambiente tal como conscientizar o público-alvo fazendo o uso da educação ambiental. Entretanto as empresas devem ter muita cautela no momento que em que decidem apresentar uma postura sustentável perante a sociedade. Se esta for falsa, a imagem da marca provavelmente será muito prejudicada. É chamado de Greenwashing quando promovem discursos, propagandas, campanhas publicitárias e ações afirmando que elas são ecologicamente corretas e exercem o marketing ambiental. Foi utilizado o Google Forms como ferramenta de pesquisa social, foram obtidos ótimos resultados e aceitação do público em relação a proposta de aderir a um modelo de vida e consumo mais sustentável e a relevância do marketing verde, de acordo com as pesquisas 73,6% do público entrevistado passaria a consumir/comprar (com maior) produtos de empresas que empregam o marketing verde, bem como realizada uma palestra sobre como executar o marketing verde na prática, com foco na Reciclagem. Uma atividade sustentável é aquela que pode ser mantida para sempre, uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os elementos do meio ambiente. Tendo isso em vista é muito importante a educação ambiental e conscientização existem muitos benefícios aderindo ao marketing verde como: engajamento dos consumidores (mais conscientes), além da vantagem competitiva (empresa com consciência ecológica) visto que “consumidores verdes” estão crescendo cada vez mais e a redução de custos (reciclagem).
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9094
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2022_1_e-n_aliciaborges_odesenvolvimento.pdf
  Restricted Access
674.54 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.