Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8506
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBORGES, Grace Anne Pontes-
dc.contributor.authorCARDOSO, Christiane-
dc.date.accessioned2022-05-17T21:18:21Z-
dc.date.available2022-05-17T21:18:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCARDOSO, Christiane. Impactos da pandemia nas tecnologias usadas para educação, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8506-
dc.description.abstractO uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na área da educação é um desafio para o sistema de ensino brasileiro, para enfrentar esse problema é fundamental políticas públicas que possibilitem investimentos em recursos tecnológicos, como por exemplo, adquirir computadores, notebooks e tabletes e fornecer acesso à internet de boa qualidade. Além da infraestrutura, a formação de professores com competência para usar as TICs e a assistência aos alunos para ter acesso a essas tecnologias é fundamental para implementar esse projeto na área da educação. Este trabalho descreve as principais tecnologias utilizadas na educação antes e durante a pandemia, além de analisar o cenário da educação brasileira sob a lente do uso da tecnologia. Conclui-se que o uso da tecnologia é de grande importância para o processo de ensino-aprendizado, melhorando significativamente o acesso à educação de maneira mais ampla. Entretanto, para que haja um aprimoramento no ensino é fundamental políticas públicas para fomentar a capacitação de profissionais da educação, o investimento em infraestrutura nas instituições e a produção de conteúdo digital.pt_BR
dc.description.abstractThe employment of information and communication technologies in education challenges the Brazilian educational system. Public policies that enable investments in technological resources, such as acquiring computers, notebooks and tablets, and providing good quality internet access are essential to face this problem. In addition to infrastructure, training teachers with competence to use ICTs and assisting students in accessing these technologies is fundamental to implementing this project in education. This manuscript to describe the chief technologies used in education before and during the pandemic. It is concluded that the use of technology is of great importance for the teaching-learning process, improving access to education in a broader way. However, for there to be an improvement in education, public policies are fundamental to foster the training of education professionals, investment in infrastructure in institutions and the production of digital content.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAcesso à educaçãopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleImpactos da pandemia nas tecnologias usadas para educaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2021_2_christianecardoso_impactosdapandemianastecnologiasusadasparaeducacao.pdf
  Restricted Access
441.82 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.