Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8196
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAES, Patrícia Irina Loose de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luciano Cicero da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Luís Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T18:05:58Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T18:05:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciano Cicero da; NASCIMENTO, Luís Felipe. Negócios criativos - tendências: entendendo o modelo na prática.2019. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8196 | - |
dc.description.abstract | Considerando a inovação como um dos pilares pelos quais os negócios criativos são criados e recriados, a presente pesquisa busca entender enquanto problema, como os negócios criativos nascem. Quanto à problemática geral, esta se volta a compreender o que é a economia criativa e negócios criativos. Cientificamente o trabalho se justifica a medida que contribui com a observação de quais são as características em comum aos negócios criativos viáveis, e se há um ponto em comum entre esses negócios intitulados de criativos com crescimento da atividade econômica, para depois partir para questionamentos mais profundos, como qual a área onde são mais prósperos, qual a metodologia aplicada a esses modelos de negócios, e questionar se a economia criativa é uma tendência ou apenas modismo. A pesquisa configura-se como exploratória e qualitativa, contando com a aplicação de uma entrevista com um gestor e mentor de negócio criativo para melhor entender se a decisão sobre a criação do negócio ocorreu por meio da criatividade, sendo pautada pelo conhecimento, ou se o fez sem preparo técnico. A entrevista foi organizada de forma complementar com questões abertas e um questionário contendo questões fechadas e dicotômicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering innovation as one of the pillars by which creative businesses are created and recreated, the present research seeks to understand, as a problem, how the creative businesses are born. As for the general problem, this is again understood what is the creative economy and creative business. Scientifically the work is justified as it contributes to the observation of what are the common characteristics to viable creative businesses, and whether there is a common ground between these businesses called creative with growth in economic activity, and then move on to deeper questions, such as which area are they most prosperous, which methodology applied to these business models, and question whether the creative economy is it a trend or just a fad. The research is configured as exploratory and qualitative approach, with the application of an interview with a manager and mentor of creative business to better understand whether the decision to create the business took place through creativity, being guided by knowledge, or if you did it without preparation technician. The interview was organized in a complementary way with open and a questionnaire containing closed and dichotomous questions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 275 | pt_BR |
dc.subject | Cidades | pt_BR |
dc.subject | Negócios | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Negócios criativos - tendências: entendendo o modelo na prática | pt_BR |
dc.title.alternative | Creative Business - Trends: understanding the model in practice | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Graduação - Economia Criativa-convertido.pdf Restricted Access | 549.22 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.