Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPOLIDORO, Juliana Demarchi-
dc.contributor.advisorLOPES, Alessandra Scalise Batista-
dc.contributor.authorPINHEIRO, Mirian Silva-
dc.contributor.authorJESUS, Otávio Felipe Ferreira de-
dc.contributor.authorESTEVAM, Suzana David Ruiz-
dc.contributor.authorBARROS, Victor Teixeira de-
dc.date.accessioned2022-04-28T15:58:27Z-
dc.date.available2022-04-28T15:58:27Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Mirian Silva; JESUS, Otávio Felipe Ferreira de; ESTEVAM, Suzana David Ruiz; BARROS, Victor Teixeira de. Revitalização de laboratórios de infraestrutura(pranchetas)da Etec Professor Massuyuki Kawano, 2017.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2017. de Barrospt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8143-
dc.description.abstractEnquanto riscar com um lápis sobre o papel é, para muitos de nós, o mesmo que dar a nossa imaginação criadora a capacidade de se expressar, transcrever estes riscos para o computador, usando os programas de desenho técnico, de desenho de apresentação ou de ilustração, é o mesmo que torná-los públicos, documentá-los e viabilizá-los tecnicamente no mundo da produção. Tanto o computador quanto o lápis parecem continuar sendo boas ferramentas nas mãos do designer e do desenhista. Mesmo com a disponibilidade de uma grande variedade de programas e equipamentos informatizados para o desenho, ainda nos parece importante desenhar manualmente. Principalmente naquelas fases do projeto ligadas à criação ou ao desenvolvimento de uma ideia. O trabalho criativo ainda é eminentemente humano e, felizmente, ainda é insubstituível, apesar da aparente “ameaça” dos avanços no campo da inteligência artificial. A prancheta, a régua paralela e os materiais de desenho, pintura, compõe todo um ambiente do processo criativo, e também não se pode deixar para atrás os desenhos técnicos desenvolvidos, sob o olhar e as orientações das Normas vigentes são produzidos desde seus primeiros traços até à prática diária nesses laboratórios específicos. Objetivo: propor uma revitalização e reformulação dos laboratórios de prancheta da área de infraestrutura e produção cultural e design da Etec de Tupã é objetivo deste trabalho. Metodologia: a partir de referências bibliográficas e documentais, foi elaborado todo o material teórico para o entendimento do assunto na área destinada, em seguida fez-se a análise do local com levantamento métrico e fotográfico, inclusive de equipamentos de desenho, passando por uma pesquisa com os professores e alunos que fazem uso do local sobre as necessidades das futuras salas, finalizando com a proposta de um ambiente funcional e apropriado, através de desenhos humanizados e técnicos, gerando a materialização da proposta com a execução do projeto no locais. Resultados: foram inseridas e adequado, a iluminação natural e artificial do local, ventilação, reformulação do layout com cadeiras confortáveis e equipamentos que armazenem parte do material utilizado, distribuídos de forma organizada e harmônica. A proposta foi fazer laboratórios temáticos – um para desenho e um para design, com referências destas duas áreas, respectivamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Design de Interiorespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher136pt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subject.otherProdução Cultural e Designpt_BR
dc.titleRevitalização de laboratórios de infraestrutura(pranchetas) da Etec Prof. Massuyuki Kawanopt_BR
dc.title.alternativeRevitalization of infrastructure laboratories (drawing boards) at Etec Prof. Massuyuki Kawanopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.