Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDUARTE, Renata Miranda-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Ana Glaucia Martins-
dc.contributor.authorDOMINGOS, Alessandro Donizete-
dc.contributor.authorSOUSA, Gislaine Fernandes de-
dc.contributor.authorBATISTA, Wesley da Silva-
dc.contributor.otherDUARTE, Renata Miranda-
dc.contributor.otherMANOEL, Caroline Penteado-
dc.contributor.otherBERNARDI, Douglas Belo-
dc.date.accessioned2022-04-12T12:37:21Z-
dc.date.available2022-04-12T12:37:21Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Alana Glaucia Martins; DOMINGOS, Alessandro Donizete; SOUSA, Gislaine Fernandes de; BATISTA, Weslley da Silva; Consultoria Etec: estratégias empresariais para melhoria na eficiência em supermercados, 2018.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Administração) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7632-
dc.description.abstractPequenas e médias empresas do comércio varejista, na maior parte das vezes, não realizam uma boa gestão e planejamento estratégico, principalmente as empresas familiares como os pequenos e médios supermercados, onde as finanças pessoais nem sempre são separadas das finanças empresariais, que representam o fluxo de receitas e gastos da organização. Nesse contexto, para alcançar novos mercados e visibilidade junto ao seu público-alvo, as empresas estão cada vez mais conscientes da eficiência e importância da Consultoria Empresarial em áreas especializadas para obterem o diferencial competitivo no mercado global. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da consultoria empresarial para pequenas, médias e grandes empresas do comércio varejista da cidade de Tupã e região. O trabalho é baseado em uma pesquisa de campo com consumidores de Tupã e região visando identificar quais os principais problemas enfrentados no dia a dia nos supermercados que frequentam, cujos dados foram tabulados em gráficos para facilitar a visualização dos resultados obtidos. Além da pesquisa de campo, foi analisada a viabilidade de abertura da empresa relacionada ao tema discutido, consultoria empresarial, onde a ferramenta CANVAS foi utilizada para construir o modelo do negócio proposto. Através dos resultados obtidos é possível analisar e identificar a existência de pontos negativos e positivos em relação aos supermercados existentes, assim para minimizá-los e melhorar a competitividade destas empresas, identificamos a oportunidade de abertura de uma empresa especializada em consultoria no ramo varejista para mercados e supermercados, visando solucionar os problemas encontrados, sejam eles internos ou externos, beneficiando a redução de custos e geração de lucro, bem como a fidelização de seus clientes. Nesse contexto é possível considerar e concluir sobre a importância que a consultoria empresarial em gestão organizacional tem nos dias atuais, oferecendo orientações e suporte para a melhoria no desempenho financeiro, por isso surgiu a ideia da Consultoria no ramo com a missão de organizar, solucionar, reparar e modificar diversos setores dos supermercados para atrair e fidelizar os clientes para a geração de lucro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher136pt_BR
dc.subjectSupermercadopt_BR
dc.subjectLucropt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleConsultoria ETEC: estratégias empresariais para melhoria na eficiência em supermercadospt_BR
dc.title.alternativeConsultoria ETEC: business strategies to improve efficiency in supermarketspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.