Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSCHUSTER, Alexandre-
dc.contributor.authorVIEIRA, Jefferson Porrino-
dc.contributor.authorBARBOZA, Douglas Nelson-
dc.date.accessioned2022-04-11T18:59:09Z-
dc.date.available2022-04-11T18:59:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVIEIRA, Jefferson Porrino e BARBOZA, Douglas Nelson. .2014.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7612-
dc.description.abstractAtualmente se vive o que é denominado como “Terceira Revolução Industrial”, onde o combustível é a informação, consequência da Globalização que trouxe consegue as tecnologias em uma constante crescente. Em paralelo, a necessidade de profissionais capazes de suprir a alta demanda se torna uma das maiores prioridades do mercado de trabalho. Tendo em vista esse contexto, este trabalho será direcionado a: contextualizar o que é Gestão de Tecnologia da Informação e apresentar as tendências do mercado de TI para assim pesquisar alternativas para aprimorar o foco mercadológico do ensino superior tecnológico por meio da gestão participativa, envolvendo os corpos docente e discente, os quais possuem papel fundamental para sua própria formação como profissional e, de maneira coletiva, aprimorar a imagem do tecnólogo no mercado de trabalho; conceituar os métodos de aprendizado e fazer o comparativo dos procedimentos de ensino pedagógico e andragógico; apontar ferramentas de comunicação entre professor e aluno, mostrando exemplos de instituições que promovem a estratégia participativa e obtém um êxito no ensino. A colaboração dos estudantes da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, do curso Gestão da Tecnologia da Informação, foi fundamental para essa pesquisa, pois apontou as qualidades dos professores do ensino tecnológico que presenciaram e avaliaram, se a participação dos alunos no planejamento das aulas poderia aprimorar o foco no mercado de trabalho, no ato de mostrar para o professor o que está sendo pedido pelo mundo afora. Apontar a postura necessária do formando fazendo com que o mesmo reflita se o seu perfil dentro da sala de aula está digno do que será cobrado futuramente. Tendo esses objetivos e por meio do estudo de caso mencionado nas linhas anteriores, esse TCC tomará a postura de pesquisar e buscar estratégias participativas, onde o aluno pode auxiliar o educador a participar também da sua formação, visando a melhoria e qualidade do ensino superior tecnológico na área.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher114pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titlePesquisando estratégias participativas na formação superior tecnológica: um estudo sobre a formação do tecnólogo em gestão de tecnologia da informação na fatec Jundiaípt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.