Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCELESTINO, Orlando José de Souza-
dc.contributor.authorSANTOS, Andreza dos-
dc.contributor.otherCELESTINO, Orlando José de Souza-
dc.contributor.otherRIBEIRO, Francisco Orlando Oliveira-
dc.contributor.otherSOUZA, Douglas Martins de-
dc.date.accessioned2022-03-18T18:18:53Z-
dc.date.available2022-03-18T18:18:53Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Andreza dos. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o comportamento dos clientes da empresa Joelma Variedades - Ilhabela (SP). Orientador: Orlando José de Souza Celestino. 2017. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7175-
dc.description.abstractÉ cada vez mais notória a importância de se estudar e entender o comportamento dos consumidores. Este trabalho tem como objetivo principal analisar o comportamento dos consumidores da loja Joelma Variedades. O estudo caracterizou-se como qualitativo, descritivo, realizado através de uma pesquisa de campo por meio de um estudo de caso na loja Joelma Variedades, e por meio de um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão. O trabalho é relevante porque permite que a empresa identifique o perfil e o comportamento de seus consumidores, e no meio acadêmico o trabalho contribui para a ampliação do estudo e consequentemente o conhecimento na área do comportamento do consumidor. Após análise dos dados obtidos por meio de um formulário aplicado, notou-se que o comportamento de compra das pessoas entrevistadas na empresa sofre influência dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, e isso mostra a importância de se estudar o comportamento dos consumidores e entender a influência destes fatores. Este trabalho também serviu para que a empresa pudesse identificar os seus pontos positivos e negativos. Palavras-chave: Comportamento. Consumidores. Fatores. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) The importance of studying and understanding consumer behavior is becoming more and more apparent. This work has as main objective to analyze the behavior of consumers of the store Joelma Variedades. The study was characterized as qualitative, descriptive, carried out through a field research through a case study in the Joelma Variedades store, and through a bibliographical survey on the subject in question. The work is relevant because it allows the company to identify the profile and the behavior of its consumers, and in the academic environment the work contributes to the expansion of the study and consequently knowledge in the area of consumer behavior. After analyzing the data obtained through an applied form, it was noticed that the buying behavior of the people interviewed in the company is influenced by cultural, social, personal and psychological factors, and this shows the importance of studying the behavior of consumers and understand the influence of these factors. This work also helped the company to identify its strengths and weaknesses. Keywords: Behavior. Consumers. Factors. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher189pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComportamento do consumidor: fatores que influenciam o comportamento dos clientes da empresa Joelma Variedades - Ilhabela (SP).pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_EMPRESARIAL_2017__Andreza_dos_Santos_Comportamento_do_consumidor.pdf
  Restricted Access
1.37 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.