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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6184
Title: | Requisitos de software para alfabetização de pessoas com paralisia cerebral |
Other Titles: | Software requirements for literacy of people with cerebral palsy |
Authors: | RODRIGUES, Daniela Aparecida Silva |
Advisor: | LUCAS, Carlos Alberto |
Other contributor: | LUCAS, Carlos Alberto CINTRA, Fausto Gonçalves CLEMENTINO NETO, Antônio |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Softwares |
Issue Date: | 3-Dec-2014 |
Publisher: | 109 |
Citation: | RODRIGUES, Daniela Aparecida Silva. Requisitos de software para alfabetização de pessoas com paralisia cerebral, 2014. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Faculdade de Tecnologia " Dr. Thomaz Novelino”, Franca, 2021. |
Abstract: | A alfabetização é um direito de todos, mas não deve ser aplicada da mesma maneira com todos os indivíduos. Portanto, deve ser considerado o nível de capacidade intelectual, o ritmo de aprendizagem e as limitações dos mesmos. Os
softwares de alfabetização podem ajudar muito nesse processo, pois é notório que
os alunos se interessam pelo computador e dispositivos eletrônicos, e por tudo que a tecnologia proporciona. O objetivo deste estudo é apresentar os requisitos
necessários para o desenvolvimento de um software para alfabetização de pessoas com paralisia cerebral. Para isso, foram pesquisados e representados os tipos de deficiências, em especial a paralisia cerebral e a dificuldade dessas pessoas de serem inseridas nas escolas regulares, além de serem recebidas adequadamente
pelos professores e pela sociedade em geral. Em seguida, foram levantadas bases teóricas sobre requisitos de software e os processos da engenharia de requisitos.
Posteriormente, foram analisados o funcionamento e usabilidade de softwares
gratuitos voltados para a área de alfabetização, e por fim, foi realizado um
levantamento dos requisitos necessários para criação de um software. Os
entrevistados foram profissionais das seguintes áreas: fonoaudiologia, fisioterapia,
psicoterapia, psicopedagogia, psicologia e serviço social, de uma instituição especializada em alfabetizar pessoas com paralisia cerebral. Estes requisitos foram refinados e descritos para contribuir com o desenvolvimento deste software. Literacy is a right for everyone, but it should not be applied in the same way with all individuals. Therefore, the level of intellectual ability, the pace of learning and their limitations should be considered. The software literacy can help a lot in this process, it is clear that students are interested in the computer and electronic devices, and in everything that the technology provides. The aim of this study is to present the requirements for the development of a literacy software for people with cerebral palsy. To this end, we surveyed and represented the types of disabilities, especially cerebral palsy and difficulty of these people being placed in regular schools, as well as being properly received by teachers and society in general. Then the theoretical foundations of software requirements and processes of requirements engineering have been raised. Subsequently, operation and usability of free software geared towards the area of literacy were analyzed, and finally, a survey of the requirements for creating a software was done. The respondents were professionals from the following areas: speech therapy, physical therapy, psychotherapy, psychoeducation, psychology and social work, of specialized institution in literate people with cerebral palsy. These requirements were refined and described to contribute to the development of this software. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6184 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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