Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5993
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTO, Marcela Nunes-
dc.contributor.advisorSOUZA, Suelen Jorge de-
dc.contributor.authorSANTOS, Beatriz de Souza-
dc.contributor.authorPALUDETTO, Beatriz Stoppa-
dc.contributor.authorMACEDO, Bruna Fernandes-
dc.contributor.authorCARVALHO, Marcos de Caprio-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Maria Isabel-
dc.contributor.authorFREITAS, Moisés Vasco de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Rosymeire Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-04T20:34:19Z-
dc.date.available2021-10-04T20:34:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Beatriz de Souza; PALUDETTO, Beatriz Stoppa; MACEDO, Bruna Fernandes; CARVALHO, Marcos de Caprio; AZEVEDO, Maria Isabel; FREITAS, Moisés Vasco de OLIVEIRA, Rosymeire Cristina da Silva. Influência midiática na alimentação destinada a adolescência, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5993-
dc.description.abstractO consumo elevado de alimentos ultraprocessados por adolescentes é produto de um cenário de manipulação midiática presente em todas as plataformas de informação que acabam por influenciar diariamente o cardápio deste público. Apesar de boa apresentação de embalagens e comerciais, alimentos ultraprocessados contém em grande quantidade de sódio, açúcares e gordura de uma forma prejudicial, o que não é explanado diretamente aos consumidores. O poder de compra dos pais também é crucial na influência da ingestão elevada desses nutrientes, que acabam propondo hábitos alimentares prejudiciais futuros. Metodologia: Consiste na aplicação de um questionário para assim avaliar os resultados, onde apontaram a influência midiática em relação aos adolescentes. Com estes resultados em mãos, a intervenção se caracterizou por um world coffe, com o grupo de 30 adolescentes, onde foi aplicado e orientado o conceito proposto. Resultados e discussão: Mostraram que a mídia influência sim nas escolhas alimentares dos indivíduos com está faixa etária, sendo intelectuais ou comportamentais, espelhando em sua vida futura. A mídia causa impactos na vida de seus telespectadores, contudo, o grupo dos adolescentes é propicio a ser o mais manipulável por diversos motivos, influência dos amigos, familiares, mídia e até mesmo a sociedade. A mídia utiliza vários artifícios para poder influenciar o público. Conclusão: Logo foi concluído nesta pesquisa, que a mídia causa um grande impacto no comportamento alimentar deste grupo, precisa-se então ter precaução em suas escolhas, pois, elas irão espelhar durante toda a sua vida.pt_BR
dc.description.abstractThe high consumption of ultraprocessed foods by adolescents is the product of a scenario of media manipulation present in all the information platforms that end up influencing daily the menu of this public. Despite good packaging and commercial presentation, ultraprocessed food contains in large amoutrnts sodium, sugars and fat in a harmful way, which is not explained directly to consumers. The purchasing power of parents is also crucial in influencing the high intake of these nutrients, which end up proposing future harmful eating habits. Methodology: consists in the application of a questionnaire to evaluate the results, where they indicated the media influence in relation to adolescents. With these results in hand, the intervention was characterized by a world coffe, with the group of 30 adolescents, where the proposed concept was applied and oriented. Results and discussion: showed that the media influence the eating choices of individuals with this age group, being intellectual or behavioral, mirroring in their future life. The media causes impacts on the lives of their viewers, however, the adolescent group is propitious to be the most manipulative for various reasons, influence of friends, family, media and even society. The media uses various devices to influence the audience. Conclusion: It was soon concluded in this research that the media has a major impact on the eating behavior of this group, so you have to be careful about your choices as they will mirror throughout your life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher238pt_BR
dc.subjectAçúcarpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectAlimentos industrializadospt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectConduta na alimentaçãopt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectMídia publicitáriapt_BR
dc.subjectSódiopt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleInfluência midiática na alimentação destinada a adolescênciapt_BR
dc.title.alternativeMedia influence on food for adolescencept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NA ALIMENTAÇÃO DESTINADA A ADOLESCÊNCIA.pdf
  Restricted Access
854.02 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.