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dc.contributor.authorCOLENCI NETO, Alfredo-
dc.contributor.authorKOSCAK, Paulo Isidoro-
dc.contributor.authorMORASCO, Claudia Maria Napolitano Sanchez-
dc.contributor.authorTREVELIN, Ana Teresa Colenci-
dc.date.accessioned2021-05-19T21:31:49Z-
dc.date.available2021-05-19T21:31:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOLENCI NETO, Alfredo et al. O uso de jogos na educação superior tecnológica: um estudo de caso. RGE - Revista de Gestão e Estratégia. Assis, v.1, n.2, 2020. Disponível em: O-USO-DE-JOGOS-NA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-TECNOLÓGICA-um-estudo-de-caso.pdf. Acesso em 19 de maio de 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2674-6743-
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5065-
dc.description.abstractDevido à alta competitividade prevalente nos dias atuais as empresas dependem dos talentos de seus profissionais para poder enfrentar ambientes mais dinâmicos e explorar, com sucesso, oportunidades de negócios. Demandas por criatividade e flexibilidade na busca de soluções para os problemas exigem a integração de conhecimentos, atitudes e habilidades. Os papéis intrínsecos das propostas de ensino-aprendizagem das Faculdades são mais exigidos no sentido de preparar os futuros profissionais para uma atuação produtiva voltada para o mercado de trabalho e, simultaneamente, para questões de responsabilidade social e ética. Assim, “novas soluções” devem ser buscadas para “novos problemas”. Este trabalho tem por objetivo destacar a importância da utilização de jogos educacionais na Educação Superior Tecnológica como forma de motivação do aluno e da ampliação em sua percepção. Considerou-se a Teoria dos Estilos de Aprendizagem e seus efeitos para o desenvolvimento do Jogo, dedicado aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial, da Fatec/CEETEPS respeitando a premissa de que cada professor aplique diferentes metodologias de ensino, levando-se em consideração que os jogos não devam substituí-las, mas complementá-las e auxiliá-las na aprendizagem vivencial. Este trabalho apoia-se, metodologicamente, em revisão bibliográfica, de modo a permitir uma abordagem atualizada de conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Due to the high competitiveness prevalent today, companies rely on the talents of their professionals to be able to tackle more dynamic environments and successfully exploit business opportunities. Demands for creativity and flexibility in the search for solutions to problems require the integration of knowledge, attitudes and skills. The intrinsic roles of the Universities’ teaching-learning proposals are more demanding in order to prepare future professionals for productive work-oriented and, simultaneously, for questions of social and ethical responsibility. Thus, "new solutions" must be sought for "new problems". This work aims to highlight the importance of using educational games in Higher Technological Education as a way of motivating the student and increasing their perception. It was considered the Learning Styles Theory and its effects for the development of the Game, dedicated to the students of the Higher Course of Technology in Business Management, Fatec / CEETEPS respecting the premise that each teacher applies different teaching methodologies, considering that games should not replace them, but complement them and assist them in experiential learning. This work is supported, methodologically, in a bibliographic review, in order to allow an updated approach to contentpt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher275pt_BR
dc.relation.ispartofseriesRevista de Gestão e Estratégia - RGE; v.1,n.2,2020.-
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO uso de jogos na educação superior tecnológica: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe use of games in technological higher education: a case study.pt_BR
dc.typeArtigo científico-
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