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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4992
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Elaine Conceição de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Priscila de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T13:59:53Z | - |
dc.date.available | 2021-05-18T13:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-06 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Priscila de Santana. Proposta de um protótipo de esquema corporal para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4992 | - |
dc.description.abstract | Os avanços na neurociências nos permitiu saber que o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem diversas condições de origem neurológica como dificuldades em habilidades motoras, comunicação social, reconhecimento facial, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal, entre outros. Para esses indivíduos diagnosticados com TEA, compreender o esquema corporal, aprender a localização dos membros e conseguir correlacioná-los é uma tarefa quase inexistente. Hoje é possível afirmar que diversos fatores genéticos e ambientais contribuem para o surgimento desse transtorno, alterações genéticas ocorrem em nível celular sugerindo que o autismo é uma condição médica do sistema nervoso central, pois, qualquer lesão na região do encéfalo compromete parcial ou total os pensamentos, ações, sensações e movimentos motores do indivíduo com TEA. A psicomotricidade é uma ciência que busca fazer a conexão entre os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano, para o tratamento do TEA é essencial que seja trabalhado esse lado da psicomotricidade e da imagem corporal nas crianças autistas. Sendo assim, tornou-se essencial o estudo de uma célula considerada de suma importância no processo de relacionamentos interpessoais e aprendizagem, os neurônios espelhos. Através destas células temos a capacidade de ver, interpretar ou reproduzir algo. O processo de imitação é natural desde muito pequeno, se trata de um mecanismo instintivo para a criança e fundamental no processo de aprendizagem, as ações a serem espelhadas são essenciais para a comunicação verbal e não verbal do indivíduo, é neste contexto que os neurônios espelhos são ativados. Levando em consideração todos esses problemas surge a tecnologia assistiva, que com grande responsabilidade tornou-se fundamental no processo desenvolvimento psicomotor do indivíduo, com esta missão que este trabalho traz a proposta de um protótipo de baixo custo e alta aplicabilidade que facilite e estimule a reeducação no dia a dia de pessoas com necessidades especiais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 003 | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Sistema nervoso | pt_BR |
dc.subject | Neurônios | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
dc.title | Proposta de um protótipo de esquema corporal para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
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