Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKITANI, Edson Caoru-
dc.contributor.authorSANTANA, Marcelo Silva de-
dc.contributor.authorROSA, Roberto Inácio-
dc.contributor.otherKITANI, Edson Caoru-
dc.contributor.otherLAGANÁ, Armando Antônio Maria-
dc.contributor.otherMIRANDA, Cristovão Guimarães-
dc.date.accessioned2025-12-22T16:59:06Z-
dc.date.available2025-12-22T16:59:06Z-
dc.date.issued2012-02-01-
dc.identifier.citationSANTANA, Marcelo Silva de ; ROSA, Roberto Inácio. Forma alternativa de controle para injeção do combustível em um motor de Ciclo Otto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2012. 47 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40180-
dc.description.abstractRESUMO O controle dos motores à combustão interna é um sistema que tem evoluindo continuamente. Inicialmente, grande parte dos elementos desses controles eram gerenciados mecanicamente, porém, com o passar do tempo a eletrônica foi tomando seu espaço nessa área. Paralelamente, também podemos observar a evolução da informática que, atualmente, possui existem varias plataformas de desenvolvimento de software. Isto possibilita criar programas de uma forma muito mais rápida do que em linguagem de máquina. Este trabalho apresenta um controle da injeção de combustível, aplicada a um motor de quatro cilindros, através da implementação de um software em um computador comum. Para aquisição e gerenciamento de dados utilizou-se um hardware baseado em um circuito encontrado na monografia de doutorado de MILHOR (2002). Com os resultados obtidos foram extraídas informações tais como: curvas de tensão elétrica e frequência relacionados ao bico injetor. ABSTRACT The control of internal combustion engines is a system that has been continually in evolution. At first, most of the elements of these controls were mechanical, but as time went by, the electronics equipments took place over the older system which had been in use for some time. We can also observe that the progressive prosperity of the computing system, which the development platforms were sustained and increased. With this program we were allowed to create programs faster than the optimized machine language. This monography presents a fuel injection control which is applied for a four- cylinder engine, through the implementation of common computer software, for acquisition and management of the data. We have used a hardware based on a circuit from the thesis of MILHOR (2002). And as a result from our task we have obtained answers that were factual extracted information such as: curves of voltage and time frequency related with fuel injector.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Eletrônica Automotivapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectEletrônica (aplicações industriais)pt_BR
dc.subjectEngenharia automotivapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSistemas veicularespt_BR
dc.subjectMotores ciclo ottopt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleForma alternativa de controle para injeção do combustível em um motor de Ciclo Ottopt_BR
dc.title.alternativeAlternative method of controlling fuel injection in an Otto cycle enginept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMA ALTERNATIVA DE CONTROLE PARA INJEÇÃO DO COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR CICLO OTTO - 2012.pdf
  Restricted Access
1.48 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.