Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39876
Title: Inteligência artificial na geração de algoritmos: algoritmo de Dijkstra e algoritmos clássicos
Other Titles: Artificial intelligence in algorithm generation: Dijkstra's algorithm and classical algorithms
Authors: BATISTA, Lucimeire Nascimento
Advisor: GARCIA, Welington Luis Codinhoto
Other contributor: GREGÓRIO, Jorge Luís
BERNARDES, Alexandre Aparecido
type of document: Artigo Científico
Keywords: Inteligência artificial;Algoritmos;Aprendizagem
Issue Date: 28-Jun-2024
Publisher: 171
Citation: BATISTA, L. N.; GARCIA, W. L. C. Inteligência artificial na geração de algoritmos: algoritmo de Dijkstra e algoritmos clássicos. 2025. Artigo de Graduação (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2025.
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento de três modelos de linguagem (LLM) ou Inteligências Artificiais Generativas na geração de código de importantes algoritmos para a Ciência da Computação. As tecnologias selecionadas são o ChatGPT, Gemini e Perplexity. Os algoritmos selecionados são algoritmo de Dijkstra e algoritmos clássicos de ordenação de dados. O objetivo é para testar a eficiência destas tecnologias na geração e, principalmente, na explicação de código, que é um aspecto importante para o estudante que deseja se aprofundar no aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Após diversos testes realizados com simples prompts, é possível identificar que os LLMs podem ser importantes ferramentas na geração de código e, principalmente, na explicação deles.
The objective of this study is to analyze the behavior of three language models (LLMs) or Generative Artificial Intelligences in generating code for important algorithms in Computer Science. The selected technologies are ChatGPT, Gemini, and Perplexity. The chosen algorithms include Dijkstra's algorithm and classic data sorting algorithms. The goal is to test the efficiency of these technologies in generating and, most importantly, explaining code—an essential aspect for students who wish to deepen their understanding of algorithms and programming logic. After conducting several tests using simple prompts, it is evident that LLMs can be valuable tools for both code generation and, more significantly, for explaining it.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39876
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.