Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39833
Title: O ritmo da imagem: a influência do marketing no desenvolvimento das escolas de samba.
Authors: NILO, Antonio Gabriel Rodrigues
Advisor: MATIAS, Andrea Nunes
Other contributor: MATIAS, Andrea Nunes
NASCIMENTO JUNIOR, Osmar do
MOIA, Heliton
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Escolas de samba
Issue Date: 2-Dec-2025
Publisher: 075
Citation: NILO, Antonio Gabriel Rodrigues. O ritmo da imagem: a influência do marketing no desenvolvimento das escolas de samba, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso técnico em administração de empresas) - ETEC Padre José Nunes Dias, Monte Aprazível(SP), 2025
Abstract: O presente trabalho analisa o papel do marketing como instrumento de transformação e sustentabilidade das escolas de samba brasileiras, evidenciando sua importância na consolidação do carnaval como uma das maiores indústrias culturais do mundo. O estudo destaca que o marketing transcende a função comercial ao integrar identidade, cultura e economia, convertendo o carnaval em um espaço de produção simbólica e geração de valor social e financeiro. A partir de autores como Kotler e Keller (2012), Ribeiro (2018) e Lima e Pereira (2023), verifica-se que as escolas de samba evoluíram de associações comunitárias para organizações empresariais estruturadas, utilizando estratégias de branding cultural, comunicação digital e gestão de marca para fortalecer sua imagem e atrair patrocínios. A pesquisa demonstra que a adoção de práticas de marketing estruturadas impulsionou o crescimento da arrecadação anual, ampliando a autonomia financeira das agremiações. Esse processo, porém, requer equilíbrio entre tradição e modernidade, para evitar a mercantilização excessiva que possa ameaçar o caráter simbólico do carnaval. O estudo evidencia também o papel das mídias digitais na aproximação entre público e escolas, transformando o espectador em participante ativo e cocriador da experiência carnavalesca. Conclui-se que o marketing, ao alinhar inovação tecnológica, identidade cultural e responsabilidade social, consolidou-se como um dos pilares da economia criativa e da diplomacia cultural brasileira. O carnaval, portanto, reafirma-se como um produto global e uma manifestação de resistência, criatividade e pertencimento, em que o samba torna-se uma poderosa estratégia de comunicação e gestão cultura
This paper analyzes the role of marketing as an instrument of transformation and sustainability for Brazilian samba schools, highlighting its importance in consolidating Carnival as one of the largest cultural industries in the world. The study emphasizes that marketing transcends its commercial function by integrating identity, culture, and economy, converting Carnival into a space for symbolic production and the generation of social and financial value. Based on authors such as Kotler and Keller (2012), Ribeiro (2018), and Lima and Pereira (2023), it appears that samba schools have evolved from community associations to structured business organizations, using cultural branding, digital communication, and brand management strategies to strengthen their image and attract sponsorships. The research shows that the adoption of structured marketing practices has boosted annual revenue growth, increasing the financial autonomy of the associations. This process, however, requires a balance between tradition and modernity to avoid excessive commercialization that could threaten the symbolic character of Carnival. The study also highlights the role of digital media in bringing the public and schools closer together, transforming spectators into active participants and co-creators of the carnival experience. It concludes that marketing, by aligning technological innovation, cultural identity, and social responsibility, has established itself as one of the pillars of Brazil's creative economy and cultural diplo
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39833
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.