Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39793
Title: Verbos ao Vento: plataforma web biblioteca de audiolivro
Other Titles: Verbs in the Wind: web platform audiobook library
Authors: FERREIRA, Ariany Vitória Schipitoski
FERREIRA, Danielly Eduarda Schipitoski
Advisor: CARAVIERI, Fabiana Pupin Masson
type of document: Artigo Científico
Keywords: Hábito de leitura;Desenvolvimento de software;Deficiência visual
Issue Date: 16-Jun-2025
Publisher: 171
Citation: FERREIRA, A. V. S.; FERREIRA, D. E. S.; CARAVIERI, F. P. M. Verbos ao Vento: plataforma web biblioteca de audiolivro. 2025. Artigo de Graduação (Tecnologia em Sistemas para Internet) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta o desenvolvimento da plataforma “Verbos ao Vento”, uma biblioteca virtual de audiolivros voltada à inclusão de públicos que enfrentam barreiras na leitura tradicional, como pessoas com deficiência visual, dislexia, limitações cognitivas, idosos e crianças em fase de alfabetização. A proposta visa democratizar o acesso à literatura por meio de uma solução acessível e tecnológica. Para a construção do sistema, adotou-se uma metodologia composta por pesquisa de campo, análise de requisitos, modelagem orientada a objetos utilizando UML e desenvolvimento com tecnologias como Java, Spring Boot, HTML, CSS e JavaScript. O design da interface foi elaborado na ferramenta online Figma, com foco em acessibilidade. Os resultados obtidos indicaram uma receptividade positiva à proposta, com destaque para a preferência dos participantes, em relação às narrações realizadas por voluntários humanos, ou utilizando inteligência artificial. Além disso, foi amplamente reconhecido o potencial da plataforma como ferramenta eficaz de inclusão e estímulo à leitura. Desse modo, a plataforma “Verbos ao Vento” pode promover o acesso à literatura de forma ampla e acolhedora, unindo tecnologia, educação e acessibilidade para transformar a experiência de leitura de diversos perfis de usuários.
This work presents the development of the platform “Verbos ao Vento”, a virtual audiobook library aimed at including people who face barriers to traditional reading, such as individuals with visual impairments, dyslexia, cognitive limitations, the elderly, and children in the literacy process. The proposal seeks to democratize access to literature through an accessible and technological solution. The methodology included field research with 63 participants, requirements analysis, object-oriented modeling using UML, and development with technologies such as Java, Spring Boot, HTML, CSS, and JavaScript. The user interface design was created using Figma, with a focus on accessibility. The results showed strong support for the initiative, especially regarding the preference for human narration and the platform's potential as a tool for inclusion and literacy promotion. It is concluded that “Verbos ao Vento” can foster wide and inclusive access to literature, combining technology, education, and accessibility to transform the reading experience for diverse user profiles.
Description: Artigo apresentado na VII Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2025, Jales-SP.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39793
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.