Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39791| Title: | Futuro da IA na educação: como a IA pode revolucionar o ensino e a aprendizagem |
| Other Titles: | The future of AI in education: how AI can revolutionize teaching and learning |
| Authors: | SILVA, Elizabeti Cristina Vieira da |
| Advisor: | CARNEIRO, Tiago Ribeiro |
| Other contributor: | GREGÓRIO, Jorge Luís GARCIA, Welington Luis Codinhoto |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Inteligência artificial;Educação;Ensino e aprendizagem |
| Issue Date: | 4-Feb-2025 |
| Publisher: | 171 |
| Citation: | SILVA, E. C. V.; CARNEIRO, T. R. Futuro da IA na educação: como a IA pode revolucionar o ensino e a aprendizagem. 2025. Artigo de Graduação (Tecnologia em Sistemas para Internet) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2025. |
| Abstract: | A Inteligência Artificial (IA) vem transformando o futuro da educação de forma profunda e inovadora, com um impacto crescente nas metodologias de ensino e na interação entre professores, alunos e o conhecimento. Ela pode adaptar o conteúdo educacional ao estilo de aprendizagem de cada aluno, analisando o desempenho dos estudantes em tempo real e oferecendo materiais personalizados. Ainda sim, auxilia nos desafios, para que eles sejam ajustados às necessidades individuais, promovendo um aprendizado contínuo e eficaz. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi analisar como a IA pode auxiliar na personalização da aprendizagem dos alunos e, consequentemente no seu desempenho completo. Ao realizar essa análise foi possível verificar que o objetivo do presente trabalho foi devidamente alcançado, uma vez que se verificou que as plataformas de ensino adaptativo utilizam a IA para estruturar e ajustar conteúdos, criando exercícios e avaliações com base no desempenho e desenvolvimento do aluno, tornando o aprendizado mais assertivo, eficiente e significativo. Isso permite que os estudantes foquem nas áreas que necessitam de mais atenção, se desenvolvendo de forma prática diante das dificuldades. A IA também atua como uma ferramenta de apoio para os professores, automatizando tarefas administrativas, como correção de testes e exercícios, além de contribuir para o gerenciamento de recursos e o sistema de ensino. Com isso, a IA tem o potencial de otimizar o tempo dos educadores, permitindo que se concentrem mais no desenvolvimento de habilidades e no estímulo ao pensamento crítico dos alunos. Artificial Intelligence (AI) is profoundly and innovatively transforming the future of education, with a growing impact on teaching methodologies and the interaction between teachers, students, and knowledge. AI can adapt educational content to each student's learning style by analyzing their performance in real-time and offering personalized materials. It also assists in adjusting challenges to meet individual needs, promoting continuous and effective learning. The main objective of this study was to analyze how AI can assist in personalizing students' learning and, consequently, improve their overall performance. Through this analysis, it was possible to verify that the objective of the study was achieved, as it was found that adaptive learning platforms use AI to structure and adjust content, creating exercises and assessments based on the student's performance and development, making learning more assertive, efficient, and meaningful. This allows students to focus on areas that need more attention, developing practically despite learning difficulties. AI also acts as a support tool for teachers by automating administrative tasks, such as grading tests and exercises, and contributing to resource management and teaching systems. Thus, AI has the potential to optimize educators' time, enabling them to focus more on developing skills and stimulating students' critical thinking. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39791 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| sistemas_para_internet_2024_2_elizabeti_cristina_vieira_da_silva_futuro_da_ia_na_educacao_como_a_ia_pode_revolucionar.pdf Restricted Access | 798.18 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.