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Title: Implementação de um sistema de gerenciamento eletrônico programável para motores de combustão interna
Other Titles: Implementation of a programmable electronic management system for internal combustion engines
Authors: BUSINARO, Daniel Alvarez
SFORCIN, Fabrício Cristiano Fróes
Advisor: GOMES, Cleber Willian
Other contributor: GOMES, Cleber Willian
MASSAROPE, Wagner
CAMPOS, Gustavo Oioli de
type of document: Monografia
Keywords: Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Tecnologia;Sensores;Sistemas veiculares;Motores de combustão interna;Softwares
Issue Date: 14-Dec-2011
Publisher: 160
Citation: BUSINARO, Daniel Alvarez ; SFORCIN, Fabrício Cristiano Fróes. Implementação de um sistema de gerenciamento eletrônico programável para motores de combustão interna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2011. 90 f. il.
Abstract: RESUMO Diversos sistemas de injeção e ignição têm sido desenvolvidos e testados desde a invenção do motor de combustão interna. Devido às leis ambientais terem se tornado mais rígidas com o passar dos anos, foi implementado nos veículos um sistema de injeção e ignição eletrônica da mistura ar/combustível. Desde então estes sistemas tem sido constantemente aperfeiçoados com a inclusão de dispositivos, sensores e atuadores que os ajudam a trabalhar de forma mais eficiente, tanto para o ganho de potência como para o cumprimento das leis ambientais vigen tes em cada país. Para o correto funcionamento do controle eletrônico do motor é de extrema importância o desenvolvimento de um software que controle perfeitamente as informações de entrada (sensores) e de saída (atuadores). A tarefa de ajuste e calibração do software necessita de um módulo programável, o qual é conectado ao veiculo e testado com diversas programa ções, até que se defina um ajuste ideal entre rendimento e emissões. Este trabalho propõe a implementação de um sistema de gerenciamento eletrônico programável que substitua o sis tema original do veículo, e proporcione um leve ganho de potência sem que sejam ultrapassa dos os limites de emissão de poluentes descritos na legislação brasileira. Para isso será anali sado o comportamento do veiculo com seu sistema de gerenciamento original com o uso de equipamentos específicos como o dinamômetro (potência e torque), o analisador de gases (emissão de poluentes) e o scanner automotivo (parâmetros do sistema de gerenciamento). Assim sendo, neste trabalho são apresentados os testes, a metodologia, vantagens, desvanta gens e limitações da implementação de um sistema de gerenciamento eletrônico programável para um motor de combustão interna. ABSTRACT Several injection and ignition systems have been developed and tested since the invention of the internal combustion engine. As environmental regulations have become more stringent over the years, an electronic injection and ignition systems of the mixture air/fuel was imple mented in the vehicles. Since then these systems have constantly been improved with the in clusion of devices, sensors and actuators that help them work more efficiently, both to gain power and for the enforcement of environmental laws in force in each country. For the correct operation of the engine electronic management it is extremely important to develop a software that can perfectly control the inputs (sensors) and outputs (actuators) information. The task of adjustment and calibration of the software requires a programmable module, which is con nected to the vehicle and tested with various settings until an ideal fit between performance and emissions can be reached. This paper proposes the implementation of a programmable electronic management system that can replace the original system of the vehicle and provide a slight power gain without exceeding the limits of pollutant emissions described in the Bra zilian legislation. To achieve this goal, it will be necessary to analyze the behavior of the ve hicle with its original management system and with the use of specific equipment such as the dynamometer (power and torque), the gas analyzer (emission pollutants) and the automotive scanner (parameters of the management system). Therefore this work presents the methodolo gy, testing, advantages, disadvantages and limitations of implementing a programmable elec tronic management system for an internal combustion engine.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39523
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