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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39191| Title: | Nível de conhecimento de educação financeira de alunos das redes de ensino públicas e privadas |
| Other Titles: | Level of financial literacy knowledge among students in public and private school systems. |
| Authors: | MARQUES, Dayane Marin AMADEU, Luana |
| Advisor: | MENON, Helber Lima |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Educação financeira;Instituições de ensino;Finanças pesoais |
| Issue Date: | 27-Nov-2025 |
| Publisher: | 098 |
| Citation: | MARQUES, Dayane Marin; AMADEU, Luana. Nível de conhecimento de educação financeira de alunos das redes de ensino públicas e privadas. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Finanças) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2025. |
| Abstract: | O sistema capitalista, também denominado economia de mercado,
fundamenta-se nas leis da livre iniciativa, da livre concorrência e nas dinâmicas da
oferta e da demanda. Mais do que um modelo econômico, o capitalismo transforma a
cultura, a personalidade individual e, consequentemente, a civilização como um todo.
Ao se observar a trajetória da sociedade humana desde os tempos remotos,
percebe-se que o movimento de mudança histórica promovido por esse sistema nunca
foi tão rápido, inovador e turbulento. Seu dinamismo constante envolve avanços,
crises e até retrocessos, sem jamais apresentar estabilidade plena.
O Manifesto Comunista escrito em 1848, por Karl Marx e Friedrich Engels
afirmaram que “a burguesia não pode existir sem revolucionar incessantemente os
instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, assim, todas
as relações sociais”.
As redes sociais desempenham um papel significativo no contexto do
capitalismo, funcionam como ferramentas estratégicas utilizadas por grandes
corporações e organizações para promover produtos, disseminar discursos e ideais,
construir imagens, moldar a opinião pública e alterar a percepção que temos da
realidade. Elas são projetadas com mecanismos específicos que visam manter os
usuários constantemente engajados, manipulando suas escolhas e influenciando
suas decisões, levando-os a acreditar na necessidade de consumir determinados
produtos ou adotar comportamentos específicos.
Nos últimos anos, redes sociais como o TikTok têm moldado o comportamento
de consumo de um público cada vez mais jovem, que, muitas vezes, adquire produtos
não apenas pelo apelo estético, mas para sinalizar pertencimento a grupos sociais. A
exposição precoce ao ambiente digital torna esse público mais suscetível à lógica do
consumo emocional, onde a busca constante por validação nas redes sociais reforça
a importância emocional desses produtos.
Ainda que os jovens de mesma faixa etária estejam expostos às mesmas redes
sociais, a desigualdade social, tão marcante no país, pode exercer influência no
conhecimento de educação financeira e também no consumo. The capitalist system, also known as a market economy, is based on the laws of free enterprise, free competition, and the dynamics of supply and demand. More than an economic model, capitalism transforms the culture, individual personality, and consequently, civilization as a whole. When observing the trajectory of human society since ancient times, it is observed that the movement of historical change promoted by this system has never was so fast, innovative, and turbulent. Its constant dynamism involves advances, crises and even setbacks, without ever achieving full stability. The Communist Manifesto written in 1848, by Karl Marx and Friedrich Engels they stated that "the bourgeoisie cannot exist without incessantly revolutionizing the instruments of production, consequently, the relations of production and, thus, all social relations.” Social networks play a significant role in the context of capitalism, they function as strategic tools used by large corporations and organizations to promote products, disseminate discourses and ideals, build images, shape public opinion, and alter our perception of reality. They are designed with specific mechanisms aimed at keeping the users constantly engaged, manipulating their choices and influencing their decisions, leading them to believe in the need to consume certain products or adopt specific behaviors. In recent years, social media platforms like TikTok have shaped consumer behavior of consumption by an increasingly younger audience, who often acquire products not only for esthetic appeal but to signal belonging to social groups. The early exposure to the digital environment makes this audience more susceptible to the logic of emotional consumption, where the constant search for validation on social media reinforces the emotional importance of these products. Even tho young people of the same age group are exposed to the same social networks social networks, social inequality, so prominent in the country, can exert influence on knowledge of financial education and also in consumption. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39191 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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