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Title: Gestão por competências: o desempenho das competências dos estagiários no modelo de trabalho flexíveis.
Authors: FREIRES, Alice de Matos
SILVA, Janaina Ferreira da
FERREIRA, Julia Caroline de Jesus
Advisor: SILVA, Marcia da
type of document: Artigo Científico
Keywords: Competência profissional;Teletrabalho
Issue Date: 13-Jun-2025
Publisher: 111
Citation: FREIRES, Alice de Matos; SILVA, Janaina Ferreira da; FERREIRA, Julia Caroline de Jesus. Gestão por competências: o desempenho das competências dos estagiários no modelo de trabalho flexíveis, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos) Fatec Zona Leste, São Paulo, 2025.
Abstract: Este estudo teve como tema o desenvolvimento de competências profissionais dos estagiários que atuam nas modalidades de trabalho híbrido ou home of ice, e foi realizado para entender como essas modalidades impactam no aprendizado e nas habilidades dos estagiários. Com o objetivo de analisar as percepções desses estudantes sobre o desenvolvimento de suas competências nesse formato de trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, realizada por meio de questionário online com perguntas abertas e fechadas, e análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Os principais resultados mostraram que muitos estagiários acreditam ter desenvolvido competências importantes, principalmente as chamadas soft skills, como comunicação, gestão do tempo, foco e adaptação, além de habilidades digitais. No entanto, também enfrentaram desafios, como dificuldade de socialização, falta de estrutura em casa e pouco contato com os líderes, a maioria dos respondentes diz compreender o conceito de competências profissionais, mas muitos desconhecem o plano de carreira da empresa onde atuam. Conclui-se que o trabalho híbrido e remoto, apesar dos obstáculos, contribui de forma positiva para o desenvolvimento profissional, desde que haja suporte adequado das organizações. O estudo reforça a importância da gestão por competências como estratégia para alinhar o crescimento individual com os objetivos das empresas.
The subject of this study was the development of the professional competences of trainees who work in hybrid or home office working arrangements, and it was carried out in order to understand how these arrangements impact on trainees' learning and skills. The aim was to analyse the perceptions of these students about the development of their skills in this work format. The methodology used was exploratory research with a qualitative-quantitative approach, carried out using an online questionnaire with open and closed questions, and content analysis according to Bardin (2011). The main results showed that many trainees believe they have developed important competences, especially the so-called soft skills, such as communication, time management, focus and adaptation, as well as digital skills. However, they also faced challenges, such as difficulty socialising, lack of structure at home and little contact with leaders. Most of the respondents said they understood the concept of professional competences, but many were unaware of their company's career plan. The conclusion is that hybrid and remote working, despite the obstacles, makes a positive contribution to professional development, provided there is adequate support from organisations. The study reinforces the importance of competency-based management as a strategy for aligning individual growth with company objectives. KEYWORDS: Competences; Individual development plan; Treinee; Hybrid; Home office.
Description: XVI FATECLOG – O papel da Inteligência Artificial nas Operações Logísticas FATEC Carapicuiba, 13 e 14 de junho de 2025
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38974
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