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dc.contributor.advisorMARGARIDO, Gilberto Lúcio-
dc.contributor.authorPAIVA, Carlos Evílanidio Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-11-25T14:50:41Z-
dc.date.available2025-11-25T14:50:41Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.citationPAIVA, C.E.O.de; MARGARIDO, G.L. O processo de internacionalização da Alimenta Angola: um estudo de caso sobre a expansão para o mercado angolano. Guarulhos: Fatec Guarulhos, 2025. 32p. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em Comércio Exterior) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia de Guarulhos.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38797-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa Alimenta Angola, subsidiária do grupo Tenda Atacado S.A., para o mercado angolano. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, abordando conceitos de internacionalização, ambiente externo, modos de entrada em mercados estrangeiros e adaptações organizacionais necessárias. O estudo descreve o contexto macroeconômico e sociocultural de Angola, identificando fatores de atratividade para a empresa. São analisadas também as estratégias de adaptação do modelo de negócios, considerando aspectos logísticos, regulatórios e culturais. A pesquisa destaca a importância de um planejamento estruturado e da compreensão do ambiente internacional para o êxito no processo de expansão. Verifica-se que a internacionalização da Alimenta Angola representa uma estratégia de diversificação e crescimento, alinhada às tendências de globalização e à busca por novos mercados consumidores. Este trabalho contribui para a compreensão dos processos de internacionalização em países emergentes e reforça a necessidade de análise crítica e preparação prévia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher167pt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectLogistica empresarialpt_BR
dc.subjectCirculação de mercadoriaspt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO processo de internacionalização da Alimenta Angola: um estudo de caso sobre a expansão para o mercado angolanopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
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