Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBITTAR, Liene-
dc.contributor.authorCARDOSO, William César Cordeiro-
dc.contributor.otherBITTAR, Liene-
dc.contributor.otherTABAH, June-
dc.contributor.otherSALOMÃO, Ana Cláudia Nery-
dc.date.accessioned2025-11-25T13:44:58Z-
dc.date.available2025-11-25T13:44:58Z-
dc.date.issued2016-05-23-
dc.identifier.citationCARDOSO, William César Cordeiro. Proposta de melhorias com a utilização de recursos de marketing em óptica: um estudo de caso, 2016.Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38791-
dc.description.abstractA preocupação do ser humano com sua saúde vem desde os primeiros relatos de existência. Assim, como todas as partes do corpo humano, a saúde visual necessita de cuidados, sendo que em muitos casos apresenta deficiências, que podem ser corrigidas pela utilização de lentes corretivas. Este trabalho de graduação apresenta estudos bibliográficos relacionados à visão, relacionamento entre os usuários e as empresas prestadoras de serviços em óptica, no quesito marketing, apresentando as formas de seu desenvolvimento, planejamento e a utilização da ferramenta de análise SWOT. Na sequência é apresentado um estudo de caso baseado em pesquisa de campo e entrevistas, site com estudos sobre sua localização geográfica, suas instalações físicas, seu público alvo e o sistema de atendimento a clientes. Essa pesquisa teve como objetivo realizar a análise SWOT da empresa x. Por intermédio da ferramenta de análise foi possível ter um conhecimento melhor de mercado para que a empresa se posicione melhor na gestão de seus negócios. A análise SWOT ajudou a estabelecer pontos fortes a serem mantidos e possíveis pontos fracos a serem melhorados.pt_BR
dc.description.abstractThe concern of the human being with his health has been since the first reports of existence. So, as all parts of the human body, visual health needs care, and in many cases presents deficiencies which can be corrected by the use of corrective lenses. This graduation paper presents bibliographic studies related to vision, relationship between the users and the service providers in optics, in terms of marketing, showing the ways of its development, planning and the use of SWOT analysis tool. Then a case study based on field research and interviews, a website about its geographical location, facilities, target public and the customers assistance is presented. This survey aimed at doing a SWOT analysis, highlighting at some elements to verify the strengths, weaknesses, opportunities and threats present in the business management of the company, showing for each item some proposals for improvements. Through the tool of analysis, it was possible to have a better knowledge of the market so that the company takes its best place in business management. The SWOT analysis helped to establish the strengths to be maintained and the possible weaknesses to be improvedpt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleProposta de melhorias com a utilização de recursos de marketing em óptica: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeProposal for improvements using marketing resources in optics: a case studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILLIAN CÉSAR CORDEIRO CARDOSO.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.