Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMELARÉ, Angelina Vitorino De Souza-
dc.contributor.authorFAGUNDES, Eduardo de Souza-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Rafael Vitor Farias-
dc.date.accessioned2025-11-17T23:42:07Z-
dc.date.available2025-11-17T23:42:07Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Eduardo de Souza;GONÇALVES, Rafael Vitor Farias. Aplicação para atualização de arquivos na nuvem. 2021. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Itu Dom Amaury Castanho, Itu, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38635-
dc.description.abstractO projeto começou a ser elaborado a partir do momento em que foram observadas algumas dificuldades no ambiente de trabalho da empresa Datapar, no setor de Infraestrutura aonde está localizado o Datacenter hospedando 130 clientes que utilizam diariamente os serviços e rotinas de Cloud disponibilizados pela empresa, considerando esse cenário, as dificuldades apontadas pelos funcionários era a falta de automação, o exaustivo trabalho repetitivo e a falta de eficiência no processo de atualização de arquivos da empresa. O processo repetitivo que foi reportado consiste em o funcionário pegar o link para download da rotina em uma plataforma de interação entre a Empresa e o Cliente, fazer o download dos arquivos no site da empresa, verificar em uma planilha de Excel o servidor em que a empresa está, o seu diretório e o diretório padrão da rotina a ser atualizada, depois fazer o backup dos arquivos atuais da rotina, atualizar os arquivos ewepor fim documentar a atualização, podendo surgir a necessidade de realizar esse processo em todos os 130 clientes de uma vez em um intervalo curto de tempo, tornando inviável apenas 1 funcionário realizar todas essas atualizações porque demandaria muito tempo e esforço podendo haver “Erros Humanos” durante o processo como já registrado anteriormente a dificuldade em relação a eficiência do processo por ele não ser automático. Esses possíveis “Erros Humanos” que ocorrem frequentemente e o projeto tem como objetivo eliminar com a automação, seria se o usuário porventura esquecer de realizar o Backup dos arquivos antes de fazer a atualização, atualizar os arquivos em clientes errados ou atualizar arquivos errados por falta de atenção, esquecer de documentar a atualização ou documentar errado. Após observar essas dificuldades, foram realizadas diversas pesquisas buscando a viabilidade para a automação desse processo, foi concluído que seria possível e que a tela principal do sistema iria demandar de apenas 3 inputs por parte do usuário para realizar as atualizações, o link para download da Rotina, o Cliente a ser atualizado, e a Rotina a ser atualizada. Foi decidido que as tecnologias a serem utilizadas seriam a Linguagem de programação C# (CSharp) por ser uma linguagem moderna, bastante utilizada e com muitas documentações sobre, e também por já ser uma tecnologia utilizada dentro da empresa Datapar, e que o Banco de Dados a ser manipulado seria o SQL Serverpt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher178pt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectArquivospt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAplicação para atualização de arquivos na nuvempt_BR
dc.title.alternativeApplication for updating files in the cloudpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
dc.abstract.otherLanguageThe project began to take shape when some difficulties were observed in the work environment of Datapar, specifically in the Infrastructure sector, where the Datacenter is located. This Datacenter hosts 130 clients who use the company's cloud services and routines on a daily basis. Considering this scenario, the issues pointed out by employees included the lack of automation, the exhaustive repetitive work, and the inefficiency in the company’s file update process. The repetitive process that was reported consists of the employee retrieving the download link for the routine from a platform used for Company–Client interaction, downloading the files from the company’s website, checking an Excel spreadsheet to identify the client’s server, its directory, and the standard directory of the routine to be updated. Then, the employee must back up the current routine files, update the files, and finally document the update. This entire process may need to be carried out for all 130 clients at once, within a short time frame, making it unfeasible for just one employee to perform all the updates, as it would require a significant amount of time and effort, increasing the likelihood of “Human Error” during the process—as has already been reported—given the inefficiency caused by the lack of automation. These potential “Human Errors”, which occur frequently and which the project aims to eliminate through automation, include: forgetting to perform the file backup before updating, updating files for the wrong clients, updating the wrong files due to lack of attention, forgetting to document the update, or documenting it incorrectly. After identifying these difficulties, several studies were conducted to assess the feasibility of automating this process. It was concluded that automation was indeed possible, and that the system’s main interface would require only three inputs from the user in order to perform the updates: the download link for the routine, the client to be updated, and the routine to be updated. It was decided that the technologies to be used would include the C# programming language due to its modernity, widespread use, and extensive documentation, as well as the fact that it is already used within Datapar. The database to be handled would be SQL Server.-
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.