Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSABINO, Marcio Rodrigues-
dc.contributor.authorTONON, Thalia Stefani Roque-
dc.contributor.otherSABINO, Marcio Rodrigues-
dc.contributor.otherMACEDO, Paulo Cesar de-
dc.contributor.otherMACEDO, Rita de Cássia Catini de-
dc.date.accessioned2025-11-10T19:52:59Z-
dc.date.available2025-11-10T19:52:59Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationTONON, Thalia Stefani Roque. Mathfybot: interface conversacional educacional matemática. 2021. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim, Mogi Mirim, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38263-
dc.description.abstractAtualmente existe uma grande demanda de estudantes que buscam métodos diferenciados para aprendizado de variadas matérias de todos os níveis escolares, incluindo matemática, porém muitas vezes encontram dificuldades e frustrações, havendo numerosas causas motivadoras para essa ausência de entendimento, tais como, uma metodologia obsoleta, falta de prática, explicação complexa, fonte única, entre outros. Esses motivos propiciam o surgimento de novas formas que tentam ensinar de maneira disruptiva do tradicional, principalmente considerando o acesso aos novos meios de comunicação que somente cresce a cada dia devido ao avanço da tecnologia. Ainda abordando sobre o ensino matemático, dentre os diversos assuntos onde cada qual possui seu grau de dificuldade, temos o cálculo diferencial e integral, necessário em diversas áreas do conhecimento. Portanto, este projeto com viés de inovação, desenvolvido com base na metodologia Design Thinking, apresenta o desenvolvimento de uma interface conversacional integrada ao ambiente do Google Assistant e à plataforma do Facebook Messenger, capaz de ensinar conceitos e realizar os cálculos de derivadas e integrais, apresentando também suas aplicações em áreas diversas a partir de exemplos simplificados e práticos, por meio de voz e texto.pt_BR
dc.description.abstractCurrently there is a great demand of students who seek different methods for learning various subjects at all school levels, including mathematics, but often encounter difficulties and frustrations, and there are numerous motivating causes for this lack of understanding, such as an obsolete methodology, lack of practice, complex explanation, single source, among others. These reasons propitiate the emergence of new forms that try to teach in a way that is disruptive to the traditional, especially considering the access to new media that only grows every day due to the advancement of technology. Still talking about mathematics education, among the various subjects where each one has its own degree of difficulty, we have differential and integral calculus, necessary in several areas of knowledge. Therefore, this project with an innovation bias, developed based on the Design Thinking methodology, presents the development of a conversational interface integrated to the Google Assistant environment and the Facebook Messenger platform, able to teach concepts and perform derivative and integral calculations, also presenting its applications in several areas from simplified and practical examples, through voice and text.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher163pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectChatpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleMathfybot: interface conversacional educacional matemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHFYBOT INTERFACE CONVERSACIONAL EDUCACIONAL MATEMÁTICA.pdf
  Restricted Access
MATHFYBOT INTERFACE CONVERSACIONAL EDUCACIONAL MATEMÁTICA4.84 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.