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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37938| Title: | Desafios e propostas para o treinamento da geração Z por meio da educação corporativa |
| Other Titles: | Challenger and proposal for training generation Z employees
through corporate education Retos y propuestas para formar a la generación Z a través de la educación corporativa |
| Authors: | CARVALHO, Gicelia Silva de SOUZA, Liliene Maciel dos Santos SOUZA, Damaris Almeida |
| Advisor: | SILVA, Adriana Monteiro da |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | GERAÇÃO;Educação Corporativa |
| Issue Date: | 13-Dec-2024 |
| Publisher: | 111 |
| Citation: | SOUZA, Damaris Almeida; CARVALHO, Gicelia Silva de; SOUZA, Liliene Maciel dos Santos. Desafios e propostas para o treinamento da geração Z por meio da educação corporativa, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos) Fatec Zona Leste, São Paulo, 2025. |
| Abstract: | O presente artigo aborda os desafios enfrentados por organizações e gestores de
Recursos Humanos (RH) na contratação e retenção de talentos da Geração Z. Esses
indivíduos, crescidos em um ambiente virtual, destacam-se por suas habilidades
tecnológicas, criatividade e capacidade de realizar multitarefas. Entretanto, as
corporações têm enfrentado dificuldades na contratação e retenção destes talentos
devido à sua visão de mundo diferenciada e seu comportamento singular, que
valoriza a liberdade e a autonomia no trabalho com menor supervisão. Foi realizada
uma pesquisa de abordagem qualitativa para identificar os desafios enfrentados
pelos profissionais de RH e os resultados mostram que a Geração Z apresenta
dificuldades na realização de trabalhos em equipe, possuem problemas de
inteligência emocional e lapsos comportamentais. Como estratégia para superá-los,
propõe-se a implementação da Educação Corporativa nas organizações, visando
desenvolver as habilidades limitantes destes profissionais. Além disto, considera-se
o engajamento dos profissionais de RH, especialmente em empresas que não
possuem uma Universidade Corporativa, uma estratégia para a adoção desse recurso
no treinamento e desenvolvimento de colaboradores da geração estudada e, assim,
melhorar a retenção destes talentos no mercado laboral.
Palavras-chave: Desafios; Geração Z; Educação Corporativa; Propostas This article aims to present the challenges faced by organizations and Human Resources (HR) managers in hiring and retaining Generation Z talent. This generation has grown up in a totally virtual environment. They have vast technological skills, are extremely creative and agile at multitasking. However, in recent years, the low retention of talent from this generation in corporations has been noted, due to their different way of understanding the world and reacting to it, as well as their unique behaviors and languages, since they value freedom and autonomy to carry out their preferred tasks without leadership supervision. For this reason, qualitative research was carried out with professionals in the area to identify the challenges they face and it was found that generation Z needs training to develop their limiting points such as:collective work, emotional intelligence, behavior and posture. To minimize these impacts, it was proposed that Corporate Education be implemented as a tool to train and develop these talents in organizations. The engagement of HR professionals working in organizations that do not yet have a Corporate University, to adhere to this resource in the development of employees belonging to this generation. Keywords: Challenges; Generation Z; Corporate Education; Proposals Este artículo analiza los retos a los que se enfrentan las organizaciones y los responsables de Recursos Humanos (RRHH) a la hora de contratar y retener a los talentos de la Generación Z. Estos individuos, que crecieron en un entorno virtual, se destacan por sus habilidades tecnológicas, creatividad y capacidad multitarea. Sin embargo, las empresas han tenido dificultades para contratar y retener a estos talentos debido a su diferente visión del mundo y a su comportamiento único, que valora la libertad y la autonomía en el trabajo con menos supervisión. Se llevó a cabo un estudio cualitativo para identificar los retos a los que se enfrentan los profesionales de RRHH y los resultados muestran que la Generación Z tiene dificultades para trabajar en equipo, presenta problemas de inteligencia emocional y fallos de comportamiento. Como estrategia para superarlos, se propone la implantación de la Educación Corporativa en las organizaciones, con el objetivo de desarrollar las competencias límite de estos profesionales. Además, se considera que la implicación de los profesionales de RRHH, especialmente en las empresas que no disponen de Universidad Corporativa, es una estrategia para adoptar este recurso en la formación y desarrollo de los empleados de la generación estudiada y así mejorar la retención de estos talentos en el mercado laboral. |
| Description: | Artigo publicado na Revista Advances in Global Innovation & Technology - GIT | v.3 n.1 | e31247 |São Paulo | Out./Dez., 2024. DOI: https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-6 |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37938 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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| recursos_humanos_2025_1_damaris_almeida_souza_desafios_e_propostas_para_o_treinamento_da_geração_z.pdf | 439.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
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