Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37856
Title: Comparação entre ferramentas para o ensino da lógica de programação na educação básica
Authors: IITA, Guilherme Toshio
Advisor: TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado
type of document: Monografia
Keywords: Programação para computadores;Ensino fundamental
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 003
Citation: IITA, Guilherme Toshio. Comparação entre ferramentas para o ensino da lógica de programação na educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2023.
Abstract: A relevância da lógica de programação transcende a simples capacidade de escrever códigos, ela implica diretamente no desenvolvimento de habilidades cognitivas e em abordagens estruturadas para resolver problemas. O impacto de qualquer aprendizado durante a infância é significativamente maior em comparação às demais fases da vida, em função disto o objetivo deste trabalho foi realizar uma comparação entre diferentes ferramentas de ensino de programação, buscando identificar as ferramentas mais adequadas para esse propósito. Assim, foi realizada uma pesquisa experimental, na qual foram escolhidas as fermentas MIT Scratch, MIT App Inventor e Google Blockly devido suas similaridades em utilizarem linguagem de programação em blocos e possuírem aplicativos web. Foi feita a comparação a partir de critérios elaborados com base na ISO 9126/1, visando a: 1. oferecer uma base para educadores, gestores e demais profissionais da área da educação; 2. auxiliar na seleção das ferramentas mais eficientes para cada cenário, promover uma educação mais rica e cativante para os alunos. Após a avaliação entre as ferramentas, o Scratch conquistou a maior pontuação, com o total de dezessete pontos, não muito atrás está o App Inventor com dezesseis pontos e, por fim, o Blockly com seus quatorze pontos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37856
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.